Gestão

Propriedade de Jaguaré (ES) vence 2º Prêmio Produtor do Ano Brapex

Produtores Joçair José Marin e Jaciely Marin venceram concurso que avaliou processo de produção de mamão


Publicado em: 09/04/2014 às 13:40hs

Propriedade de Jaguaré (ES) vence 2º Prêmio Produtor do Ano Brapex

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) anunciou, na noite do último sábado (05), em cerimônia realizada no Parque de Exposições de Linhares, durante o Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest) e a GranExpoNorte, o resultado final do Prêmio Produtor Brapex 2014. Os irmãos Joçair José Marin e Jaciely Marin, da Fazenda Dois Irmãos, do município de Jaguaré (ES), foram os vencedores do concurso com 89,5 pontos.

Nesta segunda edição, foram 38 participantes de municípios do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, cerca de 70% a mais que a primeira premiação no ano passado. Na primeira etapa de avaliação foram verificados quesitos como padronização, aparência, fitossanidade, teor de brix (açúcar), sabor, além da regularidade de produtividade. Na segunda etapa, as cinco propriedades de frutas com os lotes de mamão mais bem avaliados receberam visitas de integrantes da Comissão Técnica do Prêmio que puderam conferir, em campo, outros fatores importantes no processo de produção, como manejo adequado a cultura; controle fitossanitário; infraestrutura da propriedade e aspectos sociais e ambientais.

Os produtores vencedores receberam R$ 2.000,00 e troféu personalizado. “É uma satisfação vencer este concurso organizado pela Brapex. Isso nos motiva a seguir as boas práticas agrícolas na produção”, destacou Joçair. Criado em 2013, o Prêmio Produtor do Ano Brapex tem o objetivo de reconhecer, valorizar e divulgar esforços dos produtores de mamão no processo de produção da fruta. Estiveram aptos a participar desta edição os produtores de mamão associados a Brapex. Todos os produtores, pessoa física e devidamente ativos com seus deveres na entidade até o dia 31 de janeiro, automaticamente, participaram do concurso e foram avaliados.

O 2º Prêmio Produtor do Ano Brapex teve o patrocínio da Syngenta e apoio da Lipetral.


Resultado final

1º lugar: Joçair José Marin e Jaciely Marin, do município de Jaguaré - 89,5 pontos
2º lugar: Paulo Roberto Brunelli, do município de Vila Valério - 88 pontos
3º lugar: João Bayer, do município de São Félix do Coribe (BA) - 87 pontos
4º lugar: Antonio Vanderlei Marim, do município de Linhares - 84,5 pontos.
5º lugar: Péricles Oliveira Livramento, do município de Sooretama - 73,5 pontos

Fonte: BRAPEX - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya

◄ Leia outras notícias