Gestão

Projetos socioambientais da DuPont beneficiaram 1 milhão de pessoas no Brasil

Iniciativas focalizam o uso correto e seguro de agroquímicos e a adoção de boas práticas agrícolas nas lavouras Cinco programas atingem desde crianças de escolas rurais até esposas de agricultores e profissionais da área agrícola


Publicado em: 18/02/2014 às 08:10hs

Projetos socioambientais da DuPont beneficiaram 1 milhão de pessoas no Brasil

A DuPont Produtos Agrícolas celebra a marca de 1 milhão de pessoas atingidas no Brasil pelos projetos de sua plataforma de responsabilidade socioambiental Segurança e Saúde no Campo. Com cinco programas em andamento, voltados a diferentes públicos, a companhia investe somas representativas para promover nas regiões rurais o uso correto e seguro dos agroquímicos e a adoção de boas práticas na agricultura.

Coordenada pela área de Segurança de Produtos e Meio Ambiente (Product Stewardship) da companhia, a plataforma Segurança e Saúde no Campo é composta pelos projetos DuPont Escola, DuPont Universidade, DuPont Mulheres no Campo, DuPont Natureza e DuPont Uso Correto e Seguro. Todos são realizados com apoio da equipe de engenheiros agrônomos e distribuidores da DuPont, nos estados que formam a fronteira agrícola brasileira.

Segundo o gerente de segurança de produtos e meio ambiente da DuPont, Maurício Fernandes, as ações da companhia, em resumo, privilegiam a conscientização dos públicos direta ou indiretamente ligados ao campo no tocante ao uso correto de agroquímicos e à preservação ambiental. Incluem também módulos criados para capacitar profissionais da área agrícola na aplicação segura de agroquímicos.

O programa DuPont Escola beneficia crianças na faixa entre 7 anos e 10 anos que estudam nas escolas rurais. Durante eventos especialmente organizados pela companhia, com apoio da direção dos estabelecimentos, os alunos do ensino fundamental produzem textos e desenhos alusivos à temática Segurança e Saúde no Campo, depois de assistir a uma palestra e apresentações em vídeo. Os melhores trabalhos, além das escolas, recebem prêmios como bicicletas e computadores. Segundo a DuPont, essa iniciativa tem dado boas contribuições no combate à exclusão digital nas regiões rurais.

As esposas e filhas de agricultores são o alvo do programa DuPont Mulheres no Campo, que se vale do papel de liderança da mulher na sociedade no intuito de multiplicar junto ao homem do campo - maridos e filhos – as mensagens de segurança e saúde que norteiam a campanha. O projeto também contempla a realização de eventos focalizados na saúde e na qualidade de vida da mulher brasileira.

A capacitação de acadêmicos de Ciências Agrárias é a proposta do programa DuPont Universidade. O projeto oferece aprofundamento na formação universitária e difunde conhecimento sobre manejo integrado de pragas (MIP), modo de ação de agroquímicos e tecnologias empregadas na aplicação correta e segura de tais produtos, entre outros temas relevantes ao exercício da profissão e dicas sobre oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.

Auxiliar na recuperação de áreas degradadas e no restabelecimento de matas nativas em áreas urbanas e rurais são os objetivos centrais do programa DuPont Natureza. Em geral, o projeto é executado com a participação de ONGs, prefeituras e escolas, que auxiliam no treinamento de estudantes e cidadãos tendo em vista a conservação futura das áreas verdes recuperadas.

Já o programa Uso Correto e Seguro é voltado a agricultores e aplicadores de defensivos agrícolas. Visa, sobretudo, o treinamento desses profissionais para realizar o manejo adequado de agroquímicos, além de difundir recursos de segurança associados à aplicação desses produtos, como o uso de EPIs ou Equipamentos de Proteção Ambiental.

Segundo o gerente Maurício Fernandes, a expectativa da DuPont é num período entre cinco anos e dez anos atingir a marca de 2 milhões de pessoas beneficiadas pela plataforma Segurança e Saúde no Campo.

Fonte: DuPont Produtos Agrícolas/Brasil - Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias