Publicado em: 16/05/2014 às 08:40hs
Até o final deste ano, mais de mil profissionais deverão ser capacitados em dez municípios do interior Mato-Grossense.
Até dezembro de 2014 o Projeto Parceria Rural MT, do Governo do Mato Grosso, voltado à qualificação profissional na área agrícola, percorrerá dez cidades do estado: Jaciara, Alta Floresta, Campo Verde, Porto dos Gaúchos, Campos de Júlio, Apiacás, Água Boa, Paranatinga, Alto da Boa Vista e Ribeirão Cascalheira. A iniciativa conta com o apoio da BASF, que destina membros de suas equipes para capacitação de pessoas que não estão inseridas no mercado de trabalho e tenham interesse em se profissionalizar na área.
O curso tem duração de 108 horas e conta com módulos de preparo de solo, operação e manutenção de colheitadeira de grãos, operação e manutenção de tratores e o uso correto de defensivos agrícolas, prevenção de acidentes, preservação ambiental, segurança do trabalhador, aspectos relacionados à proteção da saúde, entre outros temas. As inscrições serão realizadas nas Secretarias de Assistência Social e ou postos do SINE de cada município participante.
“O projeto é muito importante porque, além de viabilizar a formação profissional de forma gratuita, possibilita a inserção do cidadão ao mercado de trabalho”, afirma Rodrigo Pifano, gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos da
BASF para o Brasil. “Já foram realizados este ano dois cursos em Jaciara e Alta Floresta que atendeu 220 participantes“, complementa Pifano.
Paralelamente ao cronograma oficial do projeto, a BASF realizará o curso Agricultura Satelital de Precisão – GPS que tem como objetivo transmitir conceitos básicos da utilização do equipamento em campo. O treinamento é destinado aos 30 melhores alunos avaliados em cada curso disponibilizado nas cidades participantes.
De acordo com Elzira Batista de Jesus, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (SETAS), é fundamental ter o apoio da BASF, principalmente porque a empresa é difusora de novas tecnologias e prima pela segurança no campo, conhecimentos fundamentais aos profissionais que pretendem trabalhar atualmente no agronegócio.
Cronograma dos Cursos
20/5 a 4/6 - Campo Verde
17/6 a 2/7 - Porto dos Gaúchos
15 a 30/7 - Campos de Júlio
12 a 27/8 - Apiacás
09 a 24/9 - Água Boa
07 a 22/10 - Paranatinga
04 a 19/11 - Alto da Boa Vista
02 a 17/12 - Ribeirão Cascalheira
Fonte: XComunicacao
◄ Leia outras notícias