Gestão

Programa Gestão com Qualidade visa fortalecer Sindicatos Rurais de SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), iniciou neste mês de abril três novas turmas do Programa Gestão com Qualidade no Sindicato (Programa GQS) em: Chapecó, Curitibanos e Florianópolis


Publicado em: 14/04/2014 às 08:10hs

Programa Gestão com Qualidade visa fortalecer Sindicatos Rurais de SC

Os principais objetivos são fortalecer a representatividade do sindicato, com reflexos positivos para classe produtora rural; suscitar nos funcionários e dirigentes, a importância do profissionalismo no atendimento ao cliente e elaborar o Plano de Gestão com Qualidade do Sindicato (PGQS) com propostas de melhorias significativas na estruturação e funcionamento do Sindicato Rural. O tempo de execução da turma é de aproximadamente três meses, com carga horária de 56 horas.

Para participar, os requisitos são ter no mínimo 16 anos, ser alfabetizado e ser colaborador e dirigente sindical. Para aprovação é preciso ter frequência mínima de 80% e elaborar a atividade do plano de gestão.

A iniciativa tem como modelo referencial os conceitos de: cliente, qualidade, eficiência operacional, gestão integrada, planejamento estratégico e diagnóstico. As perguntas que norteiam esse modelo são: como buscar sua total satisfação? Qual é o nosso diferencial? Como executar as nossas propostas? Como organizar melhor o nosso sindicato? Qual é o sindicato que queremos? Qual é o nosso sindicato?

Os conteúdos são abordados em cinco módulos. No primeiro, “Teoria de Gestão”, o enfoque é diagnóstico, planejamento estratégico, gestão integrada e eficiência operacional. No segundo, “Consultoria de Gestão”, cada sindicato recebe uma consultoria individual de 8 horas.

No terceiro módulo, “Teoria da Qualidade”, são trabalhados os princípios da qualidade, pilares da qualidade, lado humano, processos, ferramenta para analisar problemas ligados à qualidade, cliente: a razão do sindicato existir. Na quarta etapa, “Consultoria de Qualidade”, aborda foco da consultoria, qual o diferencial do sindicato e como buscar a total satisfação do cliente.

A última etapa ocorre o Seminário para apresentação do Plano de Gestão que participarão as três turmas, em local e data a serem definidos.

O gestor do programa, vice-presidente da Faesc e engenheiro agrônomo, João Francisco de Mattos, ressalta que a iniciativa permite avanços na qualidade do trabalho que vem melhorando a cada ano nos Sindicatos e fortalece a representação dos produtores rurais de Santa Catarina.

“A Gestão com Qualidade Total busca o fortalecimento dos Sindicatos Rurais para proporcionar, aos dirigentes e funcionários, instrumentos modernos de gestão e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados”, enfatiza o presidente do Conselho Administrativo do Senar-AR/SC e da Faesc, José Zeferino Pedrozo.

O GQS é mais uma ferramenta de desenvolvimento sindical rural, utilizada pelo Programa Sindicato Forte (PSF). O GQS foi criado pela FAEMG/Senar Minas em 2007 e nacionalizado em 2013 pelo PSF. “Dos 10 estados participantes, destacamos sua implantação em Santa Catarina e Amazonas. Desde 2010 o Programa Sindicato Forte vem trabalhando em SC, onde a equipe nacional tem recebido irrestrito apoio da Faesc e Senar-AR/SC. Os dirigentes sindicais têm levado a sério os ensinamentos e colocado em prática. Ressaltando o alto grau de conhecimento e comprometimento dos técnicos e instrutores do Senar-AR/SC com o programa”, destaca o assessor técnico do departamento de educação profissional e promoção social (DEPPS Senar Central) Ademar dos Anjos.

TURMAS

Em Chapecó, o programa iniciou na última semana, nos dias 1º e 2, e os prestadores de instrutoria são: Lorival Zanluchi, Ivania Begnini Zingler e Ives José Pizzolatti. Participam os Sindicatos Rurais de Chapecó, Seara, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Tangará e Videira.

Em Curitibanos, o programa iniciou na última semana, nos dias 3 e 4, e os prestadores de serviços de instrutoria são Guilherme Costa de Mattos e Terezinha Aparecida Fagundes. Participam os Sindicatos Rurais de Irineópolis, Rio do Oeste, Major Vieira e Itaiópolis.

Em Florianópolis, as atividades iniciaram nesta semana e os prestadores de serviço de instrutoria são Ricardo Alexandre Nunes Borges e Diego Machado Visintin. Participam os Sindicatos Rurais de Otacílio Costa, Florianópolis, Alfredo Wagner, Braço do Norte, Bom Retiro e São José do Cerrito.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias
/* */ --