Publicado em: 11/07/2014 às 12:30hs
A iniciativa tem por objetivo fomentar as pequenas indústrias do setor, criando condições para o desenvolvimento tecnológico e inovação, além de proporcionar ganhos de qualidade e produtividade, contribuindo para gerar valor agregado aos produtos e serviços.
Durante o evento, o analista técnico do Sebrae/SC, Leandro Dela Piccolla assinalou que o projeto atenderá 25 empresas do segmento industrial de pequeno porte, com faturamento anual inferior a 3 milhões e 600 mil reais, distribuídas no oeste. As metas até 2015 incluem aumentar em 15% a produtividade das empresas, reduzir em 10% o custo de produção, ampliar em 10% a receita dos empreendimentos, obter aplicabilidade dos produtos e serviços ofertados, bem como a satisfação dos clientes. “Nossa expectativa é fechar um grupo até o fim deste mês para darmos início aos trabalhos”, enfatizou.
A gestora estadual da carteira de alimentos e bebidas do Sebrae/SC, Isabel Cristina Guenther, destacou que o projeto tem como foco estratégico o desenvolvimento empresarial, o acesso à mercados, a inteligência competitiva e a rede de aprendizagem. “Os cursos de qualificação empresarial e as consultorias individuais para as empresas abordarão temas como administração financeira, estratégias empresariais, gestão da inovação, formação de preços de venda, logística, marketing, recursos humanos, entre outros”.
As atividades terão início com o diagnóstico, visando o levantamento de dados sobre a gestão de cada empresa para avaliar os aspectos de produção, layout, manutenção, marketing, recursos humanos, gestão da qualidade, gestão ambiental e do negócio, tecnologia, suprimento, atendimento ao cliente, logística e operações de internacionalização. Será utilizada a metodologia e a ferramenta de questionário do MPE Brasil, contemplando as empresas que ainda não passaram por este levantamento.
As ações seguem com consultoria e capacitação em gestão empresarial, consultoria e capacitação em sustentabilidade empresarial, consultoria de indicadores, estudos e pesquisas de mercado, SEBRAETEC (consultoria com foco em inovação de processo tecnológico), capacitação para a inserção de modelos avançados de gestão empresarial por meio do SEBRAE MAIS, feiras e eventos, além de missões, visitas técnicas e curadoria.
O projeto polos industriais também será realizado no segmento da construção civil.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias