Gestão

Programa DuPont Colheita Farta: Sediado em Campanha (MG) e expoente do agronegócio brasileiro, Grupo Mantiqueira é o destaque deste sábado

Quarta temporada da série de reportagens mostra desafios enfrentados no campo e estratégias de sucesso de empresários rurais


Publicado em: 13/11/2015 às 14:20hs

Programa DuPont Colheita Farta: Sediado em Campanha (MG) e expoente do agronegócio brasileiro, Grupo Mantiqueira é o destaque deste sábado

O programa DuPont Colheita Farta TV deste sábado, 14, no Canal Rural, apresenta a história de sucesso do Grupo Mantiqueira, sediado na cidade de Campanha, Minas Gerais. A empresa que se tornou uma potência do agronegócio brasileiro atua desde o final da década de 1990 nos segmentos de agricultura, avicultura, pecuária e armazenagem.

Na reportagem que vai ao ar a partir das 9h00, o engenheiro agrônomo e gerente técnico Renan Gonçalves revela as principais tecnologias que vêm sendo empregadas numa propriedade da empresa cultivada com 300 hectares de soja.    

“Na última safra a chuva veio na colheita e nos atrapalhou. Tivemos uma queda de cerca de 40% na produção, mas mesmo assim conseguimos um teto produtivo alto para nossa região, pois usamos uma linha de produtos de alta tecnologia no manejo fitossanitário da lavoura”, explica Gonçalves.

O gerente relata à reportagem os problemas enfrentados na propriedade com a presença de lagartas nas plantas e a incidência de doenças decorrentes do clima. Enfatiza ainda a ação eficiente do inseticida para tratamento de sementes Dermacor® no controle de lagartas.

Segundo a DuPont, fabricante do produto, Dermacor®, um inseticida específico para o tratamento de sementes, é usado em baixas doses e apresenta alta absorção pelo tegumento e pelo sistema radicular da soja. A companhia assinala que Dermacor® se mostra também altamente eficiente na translocação para a parte aérea da planta.

O engenheiro agrônomo Renan Gonçalves conta que o Grupo Mantiqueira utiliza ainda na propriedade outros produtos de ponta para soja, como o fungicida Aproach® Prima, recomendando no controle da ferrugem asiática e das manchas foliares, e os inseticidas Avatar®, Premio® e Lannate®, este último aplicado na dessecação.

Insumos de ponta: O fungicida Aproach® Prima tornou-se conhecido na sojicultura pela alta tecnologia e eficácia no controle da ferrugem asiática. A DuPont informa que após aplicado, Aproach® Prima é rapidamente absorvido pela soja, apresenta efeito sistêmico – age no interior da planta –, tolerância à lavagem por chuvas a prolongado período de controle da doença. O agroquímico é dotado ainda de outros diferenciais desde a fase inicial da cultura até o final do ciclo da ferrugem.

Avatar® é o novo inseticida da DuPont, recomendado no manejo de lagartas no estágio reprodutivo da soja. A alta potência do produto e seu modo de ação diferenciado também resultam em diferenciais de desempenho na rotação com outros inseticidas.

Indicado para a fase vegetativa da soja, na qual a planta se encontra em pleno estágio de crescimento, Premio®, segundo a DuPont, protege a soja contra um amplo espectro de lagartas. Trata-se ainda, diz a empresa, de um produto que se transloca por toda a planta e a protege por um longo período.

Outro aliado do produtor para o manejo da soja, o inseticida Lannate® vem sendo usado há mais de 30 anos. Para a empresa, esssa longevidade decorre dos resultados consistentes que o inseticida transfere ao agricultor no controle de lagartas, a partir do pré-plantio ou dessecação.

DuPont Colheita Farta TV será reprisado aos sábados, às 13h00 e domingos, 9h00.

Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Brasil Proteção de Cultivos

◄ Leia outras notícias
/* */ --