Publicado em: 06/06/2014 às 13:10hs
No município de Grão Pará, a atividade é desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Braço do Norte e a Escola Técnica do município. As atividades são conduzidas pelo prestador de serviço em instrutoria Ricardo Nunes Borges.
Em Tubarão, o programa é realizado no Centro de Treinamento da Epagri (CETUBA) em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro). Participam 20 produtores rurais em sua maioria rizicultores. As atividades são conduzidas pelo mesmo prestador de serviço em instrutoria.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que o PER visa estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do campo, incentivar o debate e a formação de lideranças, ensinar a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os alunos passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas.
O programa tem como objetivo dotar o agronegócio de empreendedores qualificados e líderes comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do meio rural; aumentar o poder político, econômico e social dos agricultores; ampliar a qualidade de vida da população do meio rural; contribuir para o desenvolvimento de um sistema de educação voltado para o meio rural e auxiliar para o aumento da renda líquida dos produtores rurais.
As três fases do programa envolvem: gestão do conhecimento e desenvolvimento humano; implantação de projetos e integração dos participantes e desenvolvimento de liderança. A partir disso, a iniciativa é desenvolvida em cinco etapas: diagnóstico ou inventário, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia do projeto e avaliações.
O programa é oferecido para produtores rurais de Santa Catarina pelo Senar/SC, sendo totalmente gratuito, possui 144 horas de aulas teóricas e práticas ministradas no período de março a novembro. Para obter essa qualificação de alto nível é necessário ter idade superior a 16 anos, primeiro grau completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias