Gestão

Programa Aplique Bem inicia o último mês do ano no Paraná, Minas Gerais e São Paulo

Cidades do interior desses três Estados receberão treinamento gratuito sobre a utilização de defensivos agrícolas


Publicado em: 03/12/2013 às 08:40hs

Programa Aplique Bem inicia o último mês do ano no Paraná, Minas Gerais e São Paulo

O final do ano se aproxima, mas o Programa Aplique Bem está com suas atividades intensas no último mês de 2013. Nesta semana, os atendimentos acontecerão nas cidades de São José do Rio Pardo (03), Porto Ferreira (04), Lins e Aguaí (06), no interior de SP. Já no dia 05, estará em Jacarezinho (PR) e no dia 06 em Santa Rita de Caldas (MG).

A iniciativa desenvolvida há mais de seis anos por meio da parceria entre a Arysta LifeScience e o Instituto Agronômico (IAC) já percorreu mais de 550 mil Km por todo o Brasil e atendeu a mais de 35 mil agricultores. O objetivo é treinar agricultores de todo o país quanto ao correto uso defensivos agrícolas e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Sobre o Programa Aplique Bem

A Gerente de Registro da Arysta LifeScience, Líria Hosoe, reforça que o Programa Aplique Bem proporciona, por meio da disseminação do conhecimento, maior proteção ambiental e humana, além de contribuir para a redução de custos de produção. Durante o treinamento, os agricultores têm acesso a informações sobre o uso adequado e seguro de defensivos agrícolas; a utilização correta de equipamentos de proteção individual (EPI) e a regulagem dos pulverizadores, reduzindo os riscos de impacto ambiental e à saúde humana.

“O Programa representa uma prestação de serviços sem custo para o agricultor. Levamos conhecimento ao campo, melhor uso da tecnologia, uso racional dos defensivos, contribuindo para a produção do alimento seguro, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de aumentar a produtividade, proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente. Percebemos que o objetivo do Programa vem sendo alcançado. Hoje, os produtores estão mais conscientes das falhas que podem ocorrer durante a aplicação. Nas revendas também já podemos constatar o aumento na procura por equipamentos de proteção, pontas de pulverização, manômetros e outros materiais utilizados para manutenção das máquinas”, comemora Liria.

A iniciativa teve início com um projeto do pesquisador do IAC, Hamilton Humberto Ramos, que se tornou realidade por meio da parceria com a Arysta. “Foi um investimento de uma empresa que acreditou naquilo que era, até então, apenas uma ideia, e tem como diferencial ser uma ligação direta entre o produtor e a pesquisa. Por meio dos instrutores, os resultados mais recentes da pesquisa chegam ao produtor e suas necessidades, levantadas durante os treinamentos, são trazidas aos pesquisadores e viram objeto de pesquisa, ou seja, benefício para os dois lados.

Desde sua criação o Programa Aplique Bem já passou por 21 Estados diferentes e DF, totalizando mais de 550 mil km percorridos pelo Brasil. Ao todo, são mais de 35 mil produtores orientados gratuitamente.

Fonte: TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÕES

◄ Leia outras notícias