Gestão

Programa ABC é destaque do Rally da Pecuária

A avaliação do Programa ABC, linha de crédito do Governo Federal para financiamento da adoção de tecnologias sustentáveis para produção agropecuária, é a novidade desta edição do Rally da Pecuária, que contará com a participação do Ministério da Agricultura


Publicado em: 25/04/2014 às 14:10hs

Programa ABC é destaque do Rally da Pecuária

A avaliação do Programa ABC, linha de crédito do Governo Federal para financiamento da adoção de tecnologias sustentáveis para produção agropecuária, é a novidade desta edição do Rally da Pecuária, que contará com a participação do Ministério da Agricultura. O anúncio foi feito durante a largada oficial do evento, nesta quinta-feira (24), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha, o ministério ingressa como protagonista desta iniciativa de pesquisa referente a avaliação do Programa ABC. "Nosso país tem 61% de áreas protegidas, de matas nativas, o maior patrimônio ambiental do mundo e 27% de extensões destinadas à agropecuária e o programa ABC, uma tecnologia sustentável, visa diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e os métodos melhoram a rentabilidade do produtor", afirmou.

De acordo com o secretário, o governo disponibilizou mais de R$ 6 bilhões para o programa desde sua implementação na safra 2010/11. "Hoje temos R$ 4 bilhões à disposição para realização do programa, oportunidade para o produtor incorporar tecnologia em sua propriedade, incrementar a produtividade e diversificar a produção", ressaltou Rocha que também revelou que a meta até 2020 é recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas no Brasil.

O presidente da Comissão de Pecuária de Corte do Sistema Famasul, José Lemos Monteiro, enfatizou a relevância da disponibilidade de informações precisas e de pesquisas direcionadas ao setor, durante a abertura do evento. "Conhecendo a realidade da nossa pecuária, vamos conseguir definir de forma correta e direcionada as prioridades de MS. Por isso, são fundamentais as realizações de eventos como o Rally da Pecuária e agora o Rally do ABC, que mostram as potencialidades do setor".

A finalidade do Rally da Pecuária é realizar um levantamento completo, in loco, das áreas de creia, recria, engorda e confinamento das propriedades pecuárias de MS. Segundo o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa, um dos organizados do Rally da Pecuária, a edição deste ano contará com o uso de drones para capturar imagens de satélites a uma distância de 200 metros. "O uso desta tecnologia permitirá imagens de melhor qualidade e de maior extensão, ressaltou. Drone é uma aeronave que não necessita de pilotos embarcados para ser guiada, controlado à distância por meios eletrônicos e computacionais.

O objetivo do Rally do ABC é percorrer 150 municípios em 9 estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás Tocantins, Paraná, Mato Grosso e Rondônia para levantar informações sobre a adoção das tecnologias do Plano ABC e sobre a utilização das linhas de crédito do Programa ABC. "Estes nove Estados representam 75% da área referente a pecuária nacional", ressaltou o secretário do Mapa, Caio Rocha. Lançado hoje, a equipe visitará, além da Capital, os municípios de Coxim, Miranda e Naviraí.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul

◄ Leia outras notícias