Publicado em: 26/02/2014 às 14:40hs
Eles estão participando do programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), com a proposta de ajudá-los a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos, aumentar lucros e buscar eficiência na condução do negócio.
De acordo com o administrador e instrutor do GQC, José Heleno Húngaro, a proposta é provocar no participante uma mudança de postura, fazendo com que ele deixe de se ver como produtor rural e passe a se enxergar como empresário rural. “A partir disso, enfatizamos a necessidade de se utilizar as ferramentas gerenciais e administrativas na condução do negócio, tanto no que se refere à administração da atividade econômica como na aplicação da qualidade em todas as fases do processo de produção”, explicou.
O produtor Vander Sampaio Moreira, de 43 anos, mora em Casquinha, zona da rural de Canaã. Ele e o pai trabalham em sociedade em uma fazenda onde possuem plantações de milho e abóbora, granja de frango e gado de leite e de corte. Além do pai, ele ainda conta com a ajuda da esposa e, às vezes, de outros poucos funcionários para dar conta de todas as atividades.
Ele conta que já havia verificado a necessidade de implantar mudanças na fazenda e o programa foi a oportunidade de começar. “O objetivo é ver o que está dando certo, corrigir o que está errado e aumentar o investimento no que estiver melhor. Quem sabe até investir em outra área?”, comentou. O GQC começou em janeiro e a propriedade dele já recebeu uma consultoria do programa. Ele garantiu que está colocando em prática o que aprendeu. “Comecei um planejamento e estou anotando tudo separado sobre cada atividade para saber o custo”, explicou. Uma nova consultoria está marcada para o dia 14 de março.
Vander é um dos quarenta produtores que buscaram no programa do SENAR a mudança de visão sobre o gerenciamento das atividades no campo. Em Pedra Bonita, o GQC está sendo realizado na comunidade do Córrego do Café e conta com a parceria do Sindicato de Produtores Rurais de Miradouro e da Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares de Café das Montanhas (COOSMON). Em Canaã, o Sindicato de Produtores Rurais de Ervália é parceira do SENAR na realização do programa. A previsão é a de que as turmas terminem em março e abril, respectivamente, nos dois municípios.
O café é a principal atividade econômica dos participantes, que são empreendedores da agricultura familiar. “Eles não se preocupavam muito com os controles na condução de seus negócios, principalmente, no que se refere aos custos de produção”, descreveu José Heleno. No atual momento em que as margens de lucro estão cada vez mais achatadas, o GQC contribui para essa postura seja modificada. “No decorrer do curso, à medida que os conteúdos vão sendo aplicados e assimilados, os próprios participantes despertam para a necessidade de buscar técnicas e tecnologias de produção que irão propiciar aumento de produtividade e, consequentemente, aumento na produção”, enfatizou.
O programa
O GQC é um programa do SENAR MINAS desenvolvido em nove módulos, que englobam teoria de gestão, consultoria de gestão, teoria da qualidade e consultoria da qualidade. O nono módulo é o seminário que ocorre no final do curso com a apresentação de dois Planos de Gestão com Qualidade (PGQ), desenvolvidos pelos participantes ao longo do curso.
Para participar do programa, o produtor deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e poder disponibilizar duas pessoas da propriedade para participar dos módulos. O interessado deve procurar o Sindicato de Produtores Rurais do município ou o gerente do escritório do SENAR na região.
Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS
◄ Leia outras notícias