Publicado em: 15/08/2014 às 17:30hs
Os produtores de laranja de Bebedouro, em São Paulo, formaram uma cooperativa para ganhar um pouco mais na hora da colheita. Eles vendem o suco e a fruta descascada para pequenos comércios e para o consumo na merenda escolar.
Os agricultores da região de Bebedouro sofreram nas últimas safras com preços baixos e dificuldade para negociar a produção com as indústrias.
Para diminuir a dependência das grandes fábricas, 130 citricultores se reuniram em uma cooperativa e estão lançando uma nova marca de suco no mercado, integral, sem açúcar ou conservantes. Por enquanto, o produto é vendido para empresas parceiras da cooperativa.
Outro produto da empresa é a laranja já descascada, pronta para o consumo. O primeiro contrato foi fechado com a prefeitura de Jaboticabal, onde a fruta vem sendo servida na merenda escolar das escolas do município.
O dono de uma propriedade em Bebedouro estava pensando em cortar os pés de laranja porque durante anos teve prejuízo. Em 2013, por exemplo, vendeu a caixa por, em média, R$ 3, valor que não pagava nem o custo da lavoura. Esse ano foi diferente. Ele já colheu e com a criação dos produtos próprios, acredita que pode conseguir até R$ 11 pela caixa.
Arnaldo Hernandez produziu 5,2 mil caixas da fruta. Com o preço melhor, ele decidiu continuar com a plantação de laranja. “A gente tem esperança de que esta parceira continue, este ano estamos vendo resultados e isso nos dá esperança de seguir na atividade”, diz.
São Paulo responde por 71% da safra nacional de laranja.
Fonte: Globo Rural
◄ Leia outras notícias