Publicado em: 04/09/2013 às 08:00hs
O evento de Sinop aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado Mato Grosso (Sindusmad). A realização é do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), através da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda.
O calendário segue nesta terça-feira, às 18h, com a realização da segunda oficina, em Juína, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno). Nesta ocasião, estará presente o recém-empossado presidente do Cipem, Geraldo Bento. Com a participação o gestor dá início à marca de sua gestão que é a de se aproximação cada vez maior do Cipem com as bases contribuindo in loco com as questões inerentes ao segmento.
Passada esta etapa o grupo de técnicos segue para a terceira oficina que acontece no dia 4, às 14h, no auditório da Associação Comercial de Tangará da Serra. A equipe que realiza as oficinas segue viagem e, dia 6, promove a última em Rondonópolis, às 13h, no Parque de Exposições da cidade.
As oficinas visam levantar informações que vão embasar os estudos no âmbito da cadeia produtiva estadual de florestas e a posterior elaboração do PDFS/MT. Nelas, serão avaliadas: avaliação das potencialidades locais/regionais e a análise crítica de diversos fatores inerentes às questões legais e institucionais, bem como elencadas fontes de recursos financeiros e financiamentos para o setor.
Nas oficinas os técnicos vão buscar saber quais as principais limitações do setor florestal no Estado através da indicação da infraestrutura, mecanismos de incentivo, aspectos fiscais, trabalhistas (mão de obra), questões fundiárias, aspectos legais (marco regulatório) e ambientais, entre outros. Também quais as principais potencialidades do setor; a oportunidade de melhoria na atração de investimento e quais as proposições que teria ao PDFS/MT.
Fonte: CIPEM
◄ Leia outras notícias