Publicado em: 10/04/2015 às 14:40hs
Com o objetivo incentivar a adoção de boas práticas agrícolas no cultivo do mamão, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Mamão (Brapex) lançou, no mês de abril, em Linhares (ES), a terceira edição do Prêmio Produtor do Ano Brapex. A entidade coordena a premiação avaliando a qualidade da fruta e os procedimentos adotados pelos agricultores para obtenção de um mamão com qualidade e segurança para o consumidor.
O processo de avaliação consiste em duas etapas. Na primeira, as frutas produzidas pelos agricultores serão avaliadas nos quesitos de padronização, aparência do fruto, fitossanidade e brix/sabor, este último é o teor de açúcar do mamão medido através de um aparelho específico. Na segunda etapa, os cinco produtores mais bem avaliados receberão visitas em suas propriedades para serem avaliados no processo de produção do mamão. “Os técnicos irão verificar o manejo com adubação, análises, irrigação, controle de pragas, controle fitossanitário, infraestrutura da propriedade, aspectos sociais e ambientais, além de outros fatores que influenciam na qualidade da fruta”, diz o diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot.
Os participantes do concurso terão que estar filiados à Brapex até a data limite das inscrições que é 10 de maio. Todos os produtores de mamão associados até este período participam automaticamente das avaliações. De acordo com o presidente da Brapex, Rodrigo Martins, além de incentivar os produtores a adotarem técnicas adequadas na lavoura, a ação objetiva valorizar todo o setor produtivo e exportador. “Seguimos padrões rigorosos exigidos pelos mercados consumidores e produzimos uma fruta de qualidade e segura. Precisamos reconhecer esse trabalho que é referência e estimular ainda mais o segmento”, destaca Martins.
Após o processo de avaliação que ocorrerá no primeiro semestre de 2015, os vencedores receberão a comunicação oficial do resultado diretamente da coordenação do Prêmio Produtor do Ano Brapex 2015 durante a cerimônia de premiação que está prevista para o mês de agosto, em Linhares (ES). Os cinco primeiros lugares ganharão prêmio em dinheiro e troféu, sendo que o vencedor levará R$ 2.000,00.
O Prêmio Produtor de Mamão 2015 é realizado pela Brapex com patrocínio da Syngenta, apoio da Associação Brasileiras dos Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas); Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; Banco do Brasil; Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES); e Lipetral.
O regulamento completo pode ser acessado no site www.brapex.net
Fonte: Brapex - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya
◄ Leia outras notícias