Publicado em: 12/12/2025 às 07:30hs
A PremieRpet, referência em alimentos super premium e premium especial para cães e gatos, intensificou suas iniciativas de sustentabilidade em parceria com a cleantech Polen, especialista em soluções sustentáveis com rastreabilidade. Entre 2018 e 2024, a empresa compensou 8.863 toneladas de resíduos, evitando a emissão de aproximadamente 5.500 toneladas de CO2 na atmosfera.
Agora, todas as embalagens plásticas das linhas PremieR Nattu, PremieR Seleção Natural e GoldeN Seleção Natural passam a integrar o programa de logística reversa, garantindo destinação ambientalmente adequada.
Somente em 2024, a PremieRpet compensou 1.719 toneladas de resíduos, evitando a emissão de 1.100 toneladas de CO2 — volume equivalente a 2 milhões de embalagens de 10 kg de ração, ou cerca de 80 campos de futebol alinhados lado a lado. A quantidade de CO2 evitada corresponde ao que 2.580 árvores levariam anos para capturar da atmosfera.
Em 2025, todos os produtos da marca passam a exibir o Selo Carbon Free, após a conclusão do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de 2024, realizado segundo o GHG Protocol. A certificação contempla a neutralização de mais de 4.000 toneladas de CO2, abrangendo os escopos 1 e 2, por meio de créditos de carbono que apoiam:
Além disso, a PremieRpet reforçou o caráter regenerativo do programa com plantio de mais de 600 árvores nativas e mantém sua matriz produtiva operando com 100% de energia solar.
A parceria com a Polen agora inclui selo nas embalagens e permite acompanhar todo o processo — da coleta à destinação final dos resíduos — em tempo real, com dados auditáveis. Segundo Renato Paquet, CEO da Polen:
“Nosso modelo garante transparência às ações ambientais, gera impacto real, inclusão social e fortalece o compromisso de marcas com seus consumidores.”
Fernando Torres Maluf, VP de Exportação e Sustentabilidade da PremieRpet, complementa:
“Nosso compromisso vai além da qualidade dos alimentos. Queremos atuar com responsabilidade ambiental, preservando o planeta e valorizando o trabalho dos catadores no Brasil.”
A PremieRpet também expandiu suas ações para o mercado internacional. Em 2024, 100% das embalagens da linha Natoo, produzidas a partir de 2023, foram compensadas, totalizando 35,617 toneladas de plástico e evitando 22,43 toneladas de CO2.
As iniciativas concentram-se no Mato Grosso do Sul, região estratégica para a conservação da onça-pintada, e incluem:
Além da compensação de resíduos, todas as linhas PremieR, GoldeN e VittA Natural exibem o selo Carbon Free, garantindo que suas produções são livres de emissões, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias