Publicado em: 06/05/2014 às 19:00hs
Será apresentado durante a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014 o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, o Plano ABC. O objetivo do documento é institucionalizar o compromisso formal do Estado em contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa, através da utilização de tecnologias que permitam o aumento da produção de forma sustentável. A data da apresentação ainda será definida.
A elaboração do plano faz parte dos compromissos firmados internacionalmente pelo país na Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em 2009, realizada em Copenhage, Dinamarca. No Tocantins, em maio de 2012 foi realizada uma oficina para subsidiar a elaboração do documento, que contou com a participação de 22 instituições, que discutiram os problemas, as potencialidades e metas a serem consolidadas até o ano de 2020.
Plano ABC
O Plano ABC – Tocantins foi elaborado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins (SFA-TO), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins Agro), e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e está estruturado em sete programas. São eles: a recuperação de áreas de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistemas de Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN); florestas plantadas; tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.
Dentre as metas do Estado estão a recuperação de 1,2 milhões de ha de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta em 0,2 milhões de ha, quatro milhões de ha de sistema de plantio direto, fixação biológica de nitrogênio de 0,2 milhões de ha, plantio de florestas em 0,3 milhões de ha e tratamento de dejetos animais de 0,03 milhões de ha.
Tocantins
Para o Tocantins, onde as atividades agropecuárias são as maiores responsáveis pela movimentação econômica, correspondendo a 99% das exportações do Estado, segundo a Secretaria do Comércio Exterior (Secex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A pecuária bovina tocantinense conta com rebanho de mais de oito milhões de cabeças, e a atividade é desenvolvida em uma área de cerca de 7,5 milhões de ha, dos quais estima-se que, aproximadamente cinco milhões de hectares estejam degradados. Já na agricultura, que ocupa cerca de um milhão de hectares, tem destaque a soja, correspondente por mais de 500 mil ha cultivados.
Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO
◄ Leia outras notícias