Publicado em: 17/10/2014 às 08:30hs
No dia 16, o doutor MacNeil estará na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, onde vai abordar o tema “Formulando objetivos de seleção para gado de corte - alguns truques do mercado”, a partir das 8h30min. Já no dia 17, o pesquisador estará em Alegrete, onde profere a palestra “Predição genética da eficiência alimentar - uma análise crítica”, no Sindicato Rural, a partir das 18h30min
Encerrando o ciclo de palestras, no dia 21, Michael MacNeil estará em Dom Pedrito, abordando do tema “Desenvolvimento de DEPs aprimoradas pela genômica para a Associação Americana de Angus - uma lição histórica”, no Salão Nobre do Sindicato Rural, a partir das 18h30min. Os eventos estão sendo coordenados pela equipe de melhoramento animal da Embrapa Pecuária Sul, tendo a frente os pesquisadores Fernando Cardoso, Marcos Yokoo e Bruna Sollero.
Michael D. MacNeil é pesquisador aposentado do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e durante toda sua carreira desenvolveu um extenso trabalho focado no uso da genética para aumentar a eficiência e a rentabilidade da produção de carne. Desde o início de sua atividade, o pesquisador produziu mais de 300 publicações científicas e técnicas, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do melhoramento genético animal, especialmente em gado de corte.
Entres as diferentes linhas de trabalho desenvolvidas pelo pesquisador pode-se destacar a análise de sistemas para facilitar o uso das diferenças de raça, desenvolvimento de objetivos de seleção e índices econômicos para todas as principais raças de bovinos de corte nos EUA e outras de importância internacional. Mais recentemente, destaca-se também seu foco na incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte. O Dr. MacNeil foi responsável durante muitos anos pelo rebanho da Linhagem 1 Hereford do USDA, uma referência na raça e de onde saiu a vaca escolhida para o primeiro sequenciamento do genoma bovinos em 2008. Participou também de parcerias para combater a fome e a pobreza nos países em desenvolvimento. Atualmente, é consultor sênior e está envolvido em várias parcerias para melhorar a avaliação genética dos animais e melhorar a rentabilidade da produção através do uso de análise de sistemas, estatística e genética. Além disso, como professor e palestrante, continua treinando uma nova geração de cientistas, tanto nos EUA como em países em desenvolvimento.
A visita deste pesquisador norte-americano é mais uma iniciativa promovida pela Embrapa Pecuária Sul visando a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e produtores.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul
◄ Leia outras notícias