Gestão

Pesquisa no varejo revela à APA lucro de até 108% sobre o frango

De olho na comercialização da carne de frango no Estado de São Paulo e indignada com a margem de lucro que as redes varejistas praticam sobre o produto, a Associação Paulista de Avicultura (APA) decidiu arregaçar as mangas e ir a campo para investigar o que realmente vem acontecendo


Publicado em: 12/03/2013 às 14:00hs

Pesquisa no varejo revela à APA lucro de até 108% sobre o frango

O resultado, segundo Erico Pozzer, presidente da APA, não foi nenhuma surpresa. “A margem que o varejo pratica sobre o frango é realmente um absurdo! Não dá para explicar”, afirma.

Dessa forma, a Associação Paulista de Avicultura (APA) organizou uma pesquisa de preços da carne de frango. Uma pesquisa independente, sem nenhuma consultoria ou parceria - e sem cunho científico - feita pela equipe da própria entidade. “O nosso objetivo era comprovar as nossas suposições sobre a margem de lucro que os supermercadistas aplicam no nosso produto”, revela. “Simplesmente para termos tabulados os preços e as margens. Não pretendemos utilizar esta pesquisa para nenhuma negociação. Apenas para termos o conhecimento, as informações e o comparativo dos preços praticados no varejo”. Em São Paulo, as informações oficiais mais utilizadas sobre preços de frango e ovos na granja, no atacado e no varejo são as elaboradas semanalmente pelo Procon local, que pesquisa os preços da comercialização dos itens da cesta básica paulista.

Assim, a equipe da APA elegeu as grandes redes varejistas como Extra, Carrefour, Walmart, Lopes, Coop, entre outras, da cidade de São Paulo, região da Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba para colher os preços de 154 itens (entre frango inteiro, cortes variados, resfriados, congelados, temperados e produtos industrializados de frango), em três datas diferentes, em 12 lojas de grandes redes do varejo.

Confira os resultados das pesquisas in loco realizadas pela APA na edição de março da Revista do AviSite (nº 70), que está em circulação, ou, se você é assinante, acesse o conteúdo da revista digital aqui.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias