Publicado em: 19/09/2025 às 13:00hs
O pecuarista Oswaldo Stival Neto, proprietário da Fazenda Boi Verde e de outras cinco propriedades em Goiás, conseguiu aumentar cinco vezes a capacidade de abate nos últimos dez anos ao adotar um novo modelo de operação. A estratégia combina a intensificação da recria a pasto com a terceirização da engorda dos animais na MFG Agropecuária, permitindo maior eficiência na produção de carne.
Neto da família fundadora de Nova Veneza (GO), município com forte vocação agropecuária, Oswaldo Stival Neto representa a terceira geração de pecuaristas. Cresceu em um ambiente ligado à criação de gado e seguiu o ciclo produtivo do pai e do avô, concentrando-se na engorda, antes de retornar atenção à recria, apoiado por sua graduação em Zootecnia.
Ele investiu na produção a pasto, implantando Tifton 85 com o apoio da Amazon Mudas e adotando sistema rotacionado, que triplicou a produção de arrobas por hectare.
Apesar de possuir confinamento próprio desde 2008, Stival passou a utilizar a engorda terceirizada como estratégia para reduzir riscos e custos. A mudança começou em 2015 e se consolidou em 2018, com parceria com a unidade da MFG Agropecuária em Mineiros (GO).
O primeiro lote enviado contou com 2 mil cabeças; em 2025, o volume já atingiu 10 mil animais. Segundo o pecuarista:
“O confinamento permite finalizar as arrobas produzidas a pasto, mantendo os animais fora do período de seca e garantindo previsibilidade na escala de abate, inclusive na entressafra, quando os preços são melhores.”
Planejamento e tecnologia garantem eficiência
De acordo com Vagner Lopes, gerente de Confinamento da MFG Agropecuária:
“O sucesso está ligado ao planejamento de Stival, à qualidade da reposição e à gestão eficiente das pastagens. Ele é criterioso em cada decisão e encontra em nossa estrutura a segurança necessária para a engorda.”
O produtor compra garrotes de abril a novembro e os envia à MFG de fevereiro a agosto, com meta para 2027 de antecipar remessas para janeiro, estendendo o ciclo para oito meses de compra e oito de venda.
Os animais entram no cocho com 15 arrobas, permanecem entre 110 e 115 dias e ganham em média 1,15 kg de carcaça por dia, o que representa oito arrobas adicionais, desempenho acima da média do mercado. Stival também seleciona garrotes Nelore, com idade média de 18 meses e peso entre 9 e 11 arrobas, abatidos com 23 arrobas.
O relacionamento entre a Fazenda Boi Verde e a MFG vai além da operação comercial. Stival destaca:
“Existe transparência e flexibilidade. Cada negócio tem suas particularidades, e a MFG atende às demandas específicas do parceiro, garantindo escala de abate e venda dos produtos.”
A MFG, por sua vez, utiliza o exemplo da Fazenda Boi Verde em dias de campo, mostrando outros produtores como a integração entre recria intensificada e terminação em confinamento aumenta produtividade e rentabilidade.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias