Gestão

Parceria fortalece a Estação Ecológica do Taim e a produção sustentável de alimentos na região

Instituições parceiras buscam promover a conservação da biodiversidade regional e a adoção de Boas Práticas Agrícolas no entorno da Estação. Assinatura de convênio firma o compromisso


Publicado em: 11/11/2013 às 11:00hs

Parceria fortalece a Estação Ecológica do Taim e a produção sustentável de alimentos na região

A Agricultura cada vez mais poderá prover funcionalidades e serviços à sociedade que transcendem a produção de alimentos. Contribuir para a preservação da biodiversidade, para a produção de água, para a ciclagem de nutrientes, produção e regulação de inúmeros serviços ambientais. Neste contexto, a valorização do saber local e a produção de alimentos em bases sustentáveis, com preservação dos recursos naturais cada vez mais fará parte do controle social sobre a agricultura, o que é uma grande oportunidade. Um exemplo próximo está entre os produtores vizinhos da Estação Ecológica do Taim (Esec Taim), no sul do Estado.

Depois de uma série de encontros entre produtores, técnicos e pesquisadores, incluindo equipe da Embrapa, a chamada zona de amortecimento passou a ser vista com bons olhos pelos produtores. "Muitos produtores, depois de perceberem as vantagens em fazer parte desta área, que estará extremamente alinhada às questões ambientais, entenderam as oportunidades para os seus produtos", declarou o pesquisador Júlio Centeno da Silva.

A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, além de participar ativamente do Conselho Consultivo da Estação, está estabelecendo ações de parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, a fim de apoiar a elaboração do Plano de Manejo da Zona de Amortecimento da Reserva Ecológica do Taim. No último mês de setembro, foi encaminhado o Resumo Executivo da Proposta de Ampliação da Estação Ecológica do Taim. O documento tem por objetivo apresentar os principais elementos técnicos que nortearam a proposta de ampliação da Estação Ecológica do Taim, bem como os critérios utilizados para justificar a poligonal resultante e a proposta de delimitação da Zona de Amortecimento da Unidade, juntamente aos critérios técnicos para a proposição da mesma. Os resultados deste trabalho foram elaborados de forma participativa por meio de grupos de trabalho nomeados pelo Conselho Consultivo da Unidade de Conservação.

Para o Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, a Embrapa poderá contribuir para o ordenamento do uso do espaço territorial do entorno da Estação, bem como desenvolver ações de pesquisa e transferência de tecnologias, em especial de boas práticas agrícolas que possam ser utilizadas para futuras propostas de vinculação da produção em bases sustentáveis de alimentos a este espaço territorial, a exemplo das indicações geográficas.

Para o chefe da Esec Taim, Henrique Horn Ilha, serão realizadas ações para envolver ainda mais os produtores vizinhos da Estação. "Vamos fazer outras ações de qualificação junto aos produtores, para que sejam nossos aliados neste processo, que culminará com as possibilidades de instalação de uma Indicação Geográfica, Indicação de procedência de produtos deste território, além de conquistar selos verdes e/ou selos de certificação", comentou.

Assinatura de convênio

Nesta segunda, 11, às 9h, na Sede da Embrapa Clima Temperado, será assinado um termo de reciprocidade entre a Esec Taim, Embrapa e ICMBio. O convênio de cooperação trata de ampliar e consolidar ações de estudo e transferência de tecnologias para estabelecimento da delimitação da Zona de Amortecimento da Esec Taim. Estão confirmadas as presenças do chefe da Esec Taim, Henrique Horn Ilha e do analista ambiental da Estação, Caio Eichenberg. Pelo ICMBio, o presidente Roberto Vizentin e pela Embrapa, o chefe-geral Clenio Pillon.

  • + Área da Proposta para a Ampliação da ESEC do Taim
  • Decreto n° 92.963/2008 (atual) 10.764 hectares
  • Proposta de Ampliação (acréscimo) 22.036 hectares
  • Proposta final para a ESEC do Taim (total) 32.800 hectares

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias