Gestão

Parceiros são homenageados nos 80 anos da ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) completou 80 anos realizando a marca histórica de 80 edições da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu)


Publicado em: 09/05/2014 às 08:30hs

Parceiros são homenageados nos 80 anos da ABCZ

O evento atrai criadores e visitantes do Brasil e do mundo e vai até o dia 10, no Parque Fernando Costa, em Uberaba-MG, tornando-se um ponto de encontro da pecuária zebuína.

Para celebrar a data, a ABCZ homenageou personalidades e instituições que fizeram parte desses 80 anos, entre elas, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de suas Unidades com trabalhos de pesquisa em pecuária leiteira e de corte.

A Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande-MS, foi uma das agraciadas por sua contribuição à pecuária nacional e colaboração na construção dos 80 anos da Associação. A Unidade da Embrapa atua em melhoramento genético de bovinos de corte desde 1977 e foi pioneira, ao lado da ABCZ, na criação, lançamento e manutenção do sumário de touros.

O primeiro, em 1984, foi precursor das avaliações genéticas em âmbito nacional. Periodicamente já foram produzidas e publicadas mais de 120 edições do Sumário Nacional de Touros. Em 2011, incluíram as avaliações de 54.199 touros das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore e Tabapuã, a partir de uma base de dados de 4,5 milhões de animais de 20.266 rebanhos brasileiros. O Sumário é uma ferramenta de seleção cada vez mais aplicada com benefícios diretos aos, aproximadamente, 23 mil associados da ABCZ e demais pecuaristas.

“Trata-se de uma grande homenagem, que se assenta em nossa história, de nossos heróis pioneiros, de todos os zebuzeiros deste Brasil, aqui representados. Criadores e criadoras, pesquisadores, técnicos, colaboradores, governo, parlamentares, imprensa, cujas trajetórias se fundem nesta magnífica história da pecuária brasileira", exaltou Luiz Claudio Paranhos, presidente da ABCZ, durante a abertura oficial da 80ª Expozebu no último sábado, ratificado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, pois “não há nenhum país no mundo que possua água, solo, Embrapa e ABCZ, porque a ABCZ é, reconhecidamente, um fator constituinte da produtividade em nosso país".

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias