Publicado em: 08/07/2025 às 11:05hs
A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA) informou que o valor médio do quilo do Açúcar Total Recuperável (ATR) referente ao mês de junho de 2025 foi apurado em R$ 1,2795. A entidade ressalta que essa medida foi tomada de forma excepcional, diante da paralisação nas atividades do CONSECANA-SP.
Em nota oficial, a diretoria da ORPLANA afirmou que ainda aguarda a convocação da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CONSECANA-SP, instância responsável pela deliberação paritária entre produtores e indústrias do setor sucroenergético paulista. A entidade destacou a importância do funcionamento regular do conselho, que depende da presença ativa de seus membros.
Segundo o comunicado assinado pelo CEO da ORPLANA, José Guilherme Ambrósio Nogueira, a ausência reiterada da União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) nas convocações formais para reuniões técnicas e decisórias tem inviabilizado o funcionamento do CONSECANA-SP. A falta de consenso tem dificultado o avanço das deliberações sobre os preços praticados no setor.
Diante da ausência da UNICA e da impossibilidade de realização das reuniões ordinárias, a ORPLANA decidiu calcular de forma autônoma o valor do ATR. “Entendemos que esse é o valor que remunera condignamente o produtor”, destacou a organização no comunicado.
A ORPLANA também esclareceu que os preços do açúcar destinado ao mercado interno (ABMI) incluem impostos, enquanto os valores relacionados ao mercado externo (ABME e AVHP) e ao etanol — tanto anidro quanto hidratado — voltado para os mercados carburante (EAC e EHC), industrial (EAI e EHI) e externo (EAE e EHE) são líquidos.
Por fim, a entidade reforçou que, até o momento, o único valor oficialmente reconhecido é o divulgado na Circular 01/2025 do CONSECANA-SP, publicada em 20 de maio de 2025. A ORPLANA aguarda que o diálogo com a UNICA seja retomado para que o conselho volte a operar normalmente.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias