Publicado em: 26/04/2021 às 08:00hs
Nunca foi tão essencial o uso do marketing digital na agricultura. Já sabemos que a riqueza do agronegócio é um dos pilares mais importantes para a economia brasileira e isso torna-se ainda mais forte com a integração das ferramentas do marketing digital.
Só para se ter uma ideia, os agricultores estão cada vez mais se integrando com os meios digitais, segundo uma pesquisa divulgada pela McKinsey, 85% dos agricultores usam WhatsApp diariamente para fins relacionados à agricultura, mesmo no grupo com menor alfabetização e 71% dos agricultores pesquisados usam canais digitais diariamente para questões relacionadas à fazenda, além da busca de informações, com 97% dos agricultores das novas fronteiras liderando essa tendência. Ainda, a pesquisa mostra que os agricultores brasileiros estão aderindo o digital. 36% os entrevistados fazem compras online para a fazendo e os EUA, 24%. Outro fator importante, mostra que: infraestrutura digital, segurança digital e experiência do usuário são os principais gargalos para maior penetração; apenas 23% têm acesso completo à Internet em toda a operação agrícola.
Marketing Digital e a pandemia, segundo Ricardo Martins, CEO e principal estrategista da TRIWI , a tecnologia tornou-se a melhor saída para encurtar as distâncias, otimizar o tempo, reduzir custos, aproximar gerações e reafirmar a capacidade de resiliência do meio rural. Com a pandemia, os agricultores precisaram se digitalizar e o pós-pandemia a procura será ainda maior. A pandemia acelera a digitalização porque as empresas estão sendo forçadas a adotar mudanças e elas terão que se adaptar a um ambiente de múltiplos canais. Mais do que turbinar o posicionamento na internet, a hora agora é de relacionamento e vendas à distância, cenário que deve ganhar muita força no pós-coronavírus. Para ajudar as marcas do agronegócio no desafio de se conectar com o seu público - agora cada vez mais online.
E como iniciar no marketing digital? "É importante que todo agronegócio antes de iniciar no marketing digital desenvolva um planejamento sólido e consistente. Levando em consideração as ações que envolvem reconhecimento de marca, vendas e relacionamento. Analisar os concorrentes é essencial para entender os pontos fortes e fracos de cada um, é preciso analisar as diversas frentes de atuação, como, por exemplo: site, presença nas redes sociais, atuação com anúncios entre outras frentes. Mapear a atuação e possíveis evoluções da concorrência é fundamental para o apoio estratégico", explica Ricardo Martins. Além disso, o executivo fala do outro ponto importante - e é o entendimento e mapeamento do público-alvo. Entender suas preferências, comportamentos, como buscam e se relacionam com sua marca e outras marcas são fatores decisivos para o sucesso das suas estratégias digitais.
Ainda, segundo Ricardo, a presença nas redes sociais também é fundamental, o agronegócio domina as redes sociais com atuações que, além de fortalecerem a marca, geram ainda vendas. "O Instagram é um ótimo canal para relacionamento, já o LinkedIn um excelente canal para geração de vendas. Ter um site é fundamental, pessoas buscam diariamente pelo seu produto ou serviço. Se não te encontrarem, certamente vão encontrar seus concorrentes. É isso que você quer? Também não adianta ter qualquer site, é importante que o seu site seja rápido, funcione corretamente em celulares e esteja nas boas práticas do Google", explica Ricardo Martins. Gerar diferenciação na internet é fundamental, se você não fizer isso seus concorrentes farão e você perderá boas oportunidades de negócios.
Ricardo Martins, aponta 4 benefícios do marketing digital no agronegócio
Fonte: 4FCOM
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