Gestão

Novas Lideranças forma mais uma turma em Juiz de Fora

Trinta e três participantes concluíram, na última quarta-feira, 22 de julho, o quinto e último módulo do Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais, iniciado no dia 20 de maio, em Juiz de Fora, promovido pelo SISTEMA FAEMG/SENAR


Publicado em: 29/07/2015 às 08:30hs

Novas Lideranças forma mais uma turma em Juiz de Fora

Durante o evento, que contou com bate-papo entre os participantes e representantes do SISTEMA FAEMG/SENAR, entrega de certificados e um coquetel de confraternização, o vice-presidente da FAEMG e presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Juiz de Fora, Domingos Frederico Netto, ressaltou a importância do programa. “Acredito que os participantes saem daqui com nova visão em todos os sentidos”, apontou, destacando que egressos do programa já assumiram cargos como prefeito, vereador e secretário de agricultura.

O gerente regional do SENAR MINAS, Márcio Luiz Silva, destacou a importância da formação. “Este é um momento em que estamos tão carentes de líderes em que possamos confiar. Contar com esses líderes, formados pelo SISTEMA FAEMG/SENAR, é de grande importância. Tenham a certeza de que uma das nossas missões é investir cada vez mais na formação de novos líderes.”

Entre os participantes, o discurso foi de agradecimento pelo aprendizado. Wanderlúcio da Fonseca Teixeira, de Piedade do Rio Grande, relatou que o curso foi realizado no momento em que ele estava finalizando o trabalho de conclusão do curso de Administração, o que fez com que agregasse ainda mais valor aos estudos. “Agora posso dizer que concluí o curso de Administração em quatro anos e meio. Foram quatro anos pela faculdade e meio ano pelo SISTEMA FAEMG/SENAR. Aprendemos muito durante esses dois meses.” Segundo Teixeira, que é filho de produtor rural (produção de leite), a intenção é disseminar o aprendizado, atuando em defesa do produtor rural.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Leite Balde Cheio de Santos Dumont, Reinaldo Guilarducci, o Novas Lideranças despertou a vontade de atuar como incentivador do fortalecimento da classe. “Minha família é toda ligada à área rural, atuando na produção de leite. Com isso, percebo que existe pouca união na minha região. Assim, quero contribuir, afinal é certo de que saio daqui muito melhor do que entrei.”

O coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG, Wilson Barros de Moura, explica o objetivo do programa. “O objetivo é buscar novos líderes da área rural. Desejamos, então, que em um futuro próximo possamos ter um dirigente de um sindicato, de uma cooperativa, de uma associação de produtores ou até mesmo alguém ocupando cargos públicos.”

Juiz de Fora

Esta foi a quinta vez que o programa foi realizado em Juiz de Fora. “A primeira turma do programa fora de Belo Horizonte foi em Juiz de Fora, em 2007”, comentou o coordenador da Assessoria Sindical da FAEMG.

A edição deste ano, que contou com produtores rurais, filhos de produtores, integrantes de sindicatos e associações rurais, além de pessoas que atuam em cargos públicos, reuniu representantes de municípios como Além Paraíba, Bicas, Guarani, Juiz de Fora, Liberdade, Lima Duarte, Maripá de Minas, Piedade do Rio Grande, Rio Novo, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, São João Nepomuceno e Tocantins.

O programa

O Programa de Desenvolvimento de Novas Lideranças Rurais vem sendo desenvolvido em todo Estado desde 2006. Cada curso é dividido em cinco módulos, totalizando 80 horas/aula. Além de despertar o sentimento de liderança, o objetivo é habilitar pessoas para que, ao assumir funções políticas ou cargos de destaque, tenham condições de desenvolver atividades que contribuam para o avanço do setor rural.

Entre os temas abordados ao longo dos cinco módulos estão: O Mundo Contemporâneo do Agronegócio, Estado e Sociedade, Grandes Desafios do Agronegócio, Comunicação, e Liderança.

Fonte: Assessora de Imprensa SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias
/* */ --