Publicado em: 06/06/2014 às 08:20hs
Há dois anos, a Mosaic comprometeu-se a reduzir suas emissões absolutas de gases de efeito estufa em 10% e a intensidade dos gases de efeito estufa em 5%, em relação aos níveis de 2005, nas operações de fosfatados da empresa na América do Norte. O objetivo era alcançar essas metas até 2015.
Hoje, a Mosaic – líder mundial em produção de fosfato e potássio combinados – anunciou que está prestes a superar sua meta de redução de gases de efeito estufa. De acordo com o quinto Relatório de Sustentabilidade anual, a unidade de fosfatados da Mosaic reduziu em 21% as emissões anuais absolutas de gases de efeito estufa do Escopo 1 e do Escopo 2 (exceto amônia), além de reduzir em 15% a intensidade de suas emissões desde 2005. O relatório também divulga informações sobre mais de 95 indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) G3.1 e um suplemento sobre o setor de Mineração e Metais, para obter uma nota “A+”, verificada externamente.
“Apesar das condições comerciais extremamente desafiantes no setor de fertilizantes no ano passado, mantivemos nosso compromisso com a sustentabilidade e continuamos a investir em iniciativas que nos ajudem a trabalhar com mais segurança, conservar energia e recursos hídricos e apoiar as comunidades onde vivemos e atuamos”, disse o presidente e CEO da Mosaic, Jim Prokopanko. “Estamos animados com os resultados obtidos até este momento e esperamos alcançar um desempenho ainda maior.”
Em 2013, a Mosaic obteve 97 pontos, de 100 possíveis, e a nota “A” para desempenho climático na divulgação anual aos investidores através do CDP, anteriormente conhecido como Carbon Disclosure Project. Esse reconhecimento ajudou a empresa a conquistar uma colocação em dois índices de sustentabilidade da S&P 500: o 2013 CDP S&P 500 Climate Disclosure Leadership Index, que destaca empresas que demonstram uma forte abordagem de divulgação de informações relacionadas à mudança climática; e o CDP S&P 500 Climate Performance Leadership Index, que reconhece empresas comprometidas em melhorar o seu impacto ambiental.
“Demonstramos que os esforços de sustentabilidade da Mosaic trazem maior valor aos acionistas e nos ajudam a realizar nossa missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa,” afirmou Prokopanko. “A busca por uma segurança alimentar global é complexa; rápido crescimento da população mundial, uma classe média em expansão e limitações energéticas contribuem com essa complexidade. Não restam dúvidas de que a produção agrícola precisa aumentar – mas isso deve ser feito de forma sustentável.”
Para ajudar a empresa a definir as questões mais importantes para os seus públicos, a Mosaic trabalhou em conjunto com uma empresa de auditoria independente, que realizou um estudo com mais de 50 questões importantes em 2013. Essas informações imparciais também ajudarão a empresa a priorizar futuras metas e ações de sustentabilidade.
Os resultados do Relatório de Sustentabilidade 2013 acrescentaram valor para os acionistas da Mosaic:
• Segurança: A Mosaic está comprometida com a busca incansável por um local de trabalho sem acidentes. Estatisticamente, o desempenho geral de segurança em 2013 foi o melhor da história da empresa, com uma melhoria de 6% nos principais indicadores de desempenho de segurança.
• Energia: A Mosaic produziu cerca de 6.24 milhões de gigajoules de eletricidade através da cogeração – o processo de converter calor residual em energia – o que resultou em energia suficiente para atender 44% da demanda elétrica de toda a empresa. Ao desenvolver e consumir sua própria energia limpa, a Mosaic deixou de emitir praticamente 1 milhão de toneladas de emissões de carbono, equivalente a retirada de circulação de cerca de 205 mil veículos automotivos nos EUA.
• Recursos hídricos: Em 2013, a Mosaic reusou ou reciclou aproximadamente 90% da água utilizada em suas operações de produção de fosfatados na Flórida, permitindo que aquela unidade de negócios reduzisse em 50% o seu uso de água subterrânea nos últimos 20 anos. Cerca de 80% das necessidades de água nos poços de extração de potássio da Mosaic, no Canadá, foram atendidas através da reciclagem e reuso.
• Terras: As operações de mineração da Mosaic representam um uso temporário da terra. A Mosaic lidera o setor no desenvolvimento de métodos eficazes, hectare a hectare, para recuperação das terras mineradas, usos produtivos para pessoas e vida selvagem. Como parte desse processo, a Mosaic plantou aproximadamente 1,3 milhão de árvores em 2013. A unidade de negócios de fosfatados da Mosaic explorou 2,255 acres e recuperou ambientalmente outros 6,474 acres na Flórida Central em 2011; o programa de Mineração e Mitigação do Departamento de Proteção Ambiental está avaliando os dados de 2012.
• Comunidade: A Mosaic continuou apoiando suas comunidades através de doações corporativas específicas, doações feitas por funcionários e trabalho voluntário. Em 2013, a Mosaic, a Fundação Mosaic e, no Brasil, o Instituto Mosaic investiram um total de US$ 27,1 milhões em programas voltados à alimentação, a recursos hídricos e às comunidades. Os recursos também apoiam o Projeto Mosaic Villages, uma iniciativa voltada a pequenos agricultores, iniciada em 2008. Esse projeto ajuda as famílias a livrarem-se de um ciclo de fome e miséria aumentando sua produtividade agrícola entre três e cinco vezes em relação às práticas agrícolas tradicionais.
• Reconhecimento: Em 2013 e 2014 a Mosaic foi reconhecida na Lista dos 100 Melhores Cidadãos Corporativos, divulgada pela publicação Corporate Responsibility Magazine. Essa lista é reconhecida como o mais importante ranking mundial de responsabilidade corporativa, baseado em informações disponíveis publicamente. O ano de 2014 marca o quinto ano consecutivo em que a Mosaic é incluída na lista, ficando no primeiro lugar entre empresas de mineração e fertilizantes, e na 53ª posição geral.
Leia o Relatório de Sustentabilidade 2013 da The Mosaic Company, que inclui uma sessão de perguntas e respostas com o CEO Jim Prokopanko, destaques do ano e tabelas GRI. Para obter mais informações, acesse a Avaliação Anual e Perspectivas de Negócio 2013 da Mosaic, lançada em abril de 2014 e as referências em arquivo dos relatórios de sustentabilidade e tabelas GRI.
Fonte: Edelman Significa
◄ Leia outras notícias