Gestão

Ministério da agricultura trabalha para eliminar barreiras não-sanitárias no comércio exterior

Mercosul e Aliança do Pacífico montam grupo de trabalho para harmonizar normas sanitárias


Publicado em: 11/05/2015 às 19:10hs

Ministério da agricultura trabalha para eliminar barreiras não-sanitárias no comércio exterior

Representantes dos ministérios da Agricultura de países do Mercosul e da Aliança do Pacífico criaram um grupo de trabalho para harmonizar normas sanitárias e fitossanitárias entre as nações. O encontro foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.

Na reunião, presidida pela ministra Kátia Abreu, com a presença de representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Equador e do ministro da Agricultura e Terra da Venezuela, José Luis Berroteran, os países aceitaram por unanimidade formar o grupo, que deverá apresentar seus resultados durante reunião em agosto promovida pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), no México.

A ministra afirmou durante o encontro que o ministério trabalha para eliminar barreiras não-sanitárias no comércio exterior e destacou a importância de se reduzir a burocracia.

“Temos as nossas diferenças e dificuldades, mas precisamos harmonizá-las. É da maior importância resolvermos os problemas dentro de casa para facilitarmos negociações externas. Hoje no Ministério da Agricultura não temos a menor intenção, a menor motivação de resistir às importações criando barreiras sanitárias. As barreiras sanitárias que nós impusemos são verdadeiras, mas todas podem ser resolvidas com diálogo e harmonizando nossos processos”, afirmou a ministra.

Os participantes decidiram ainda trabalhar para integrar as bases de dados dos países com informações sobre a cadeia produtiva de suas propriedades rurais. A intenção é criar uma ferramenta única – similar à PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária), do Mapa – a fim de garantir mais controle, transparência e credibilidade dos sistemas agropecuários.

Para a ministra, o Mercosul deve ter “pressa” para alavancar o comércio com os demais blocos. Atualmente, a Aliança do Pacífico tem 48 acordos comerciais em vigor com outros países, a União Europeia, 39, enquanto o Mercosul, apenas 8.

Fonte: Guia Marítimo

◄ Leia outras notícias