Publicado em: 09/08/2024 às 08:00hs
A 20ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) será comemorada com destaque em Minas Gerais, reunindo comunidades e o setor agropecuário para celebrar os avanços na gestão ambiental. Sob o tema "Comemorando juntos as conquistas de todos", o evento enaltece o impacto positivo do Sistema Campo Limpo, um programa nacional dedicado à logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. As celebrações ocorrerão entre os dias 12 e 16 de agosto em sete cidades mineiras: Montes Claros, Patrocínio, Pouso Alegre, São Joaquim de Bicas, São Sebastião do Paraíso, Uberaba e Unaí.
Em todo o Brasil, mais de 100 cidades participarão das atividades, promovendo a correta destinação de resíduos. No ano de 2023, foram destinadas adequadamente 53,2 mil toneladas de embalagens, resultado do esforço coletivo de agricultores, indústrias, revendedores e poder público.
O DNCL é promovido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), responsável pela gestão do Sistema Campo Limpo. Desde 2002, o Instituto, uma entidade sem fins lucrativos, já destinou corretamente mais de 754 mil toneladas de embalagens, evitando a emissão de 1,05 milhão de toneladas de CO2.
Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, destaca a relevância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. "O Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não só reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também solidifica o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas", afirma Okamura.
A edição deste ano inclui o DNCL Portas Abertas, permitindo que a comunidade conheça as práticas sustentáveis adotadas nas centrais de recebimento. Palestras educativas em escolas e homenagens aos agricultores destacarão a importância desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental.
"A celebração do DNCL é uma oportunidade para a comunidade entender o trabalho do Sistema Campo Limpo e aumentar a conscientização sobre a importância da participação de todos na proteção ambiental", afirma Acilamar Vilela, coordenadora Regional de Operações do inpEV.
Mais de 100 mil pessoas participarão das atividades deste ano, que incluem:
Além disso, o inpEV firmou uma nova parceria com a Green Eletron, uma gestora líder brasileira de logística reversa de eletrônicos e pilhas, para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e a correta destinação de resíduos.
Os moradores e visitantes das regiões de Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP) terão a oportunidade de descartar produtos eletroeletrônicos de uso doméstico que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, telefones, geladeiras, TVs, carregadores, pilhas gastas e outros (para mais informações clique aqui).
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias