Gestão

México pede ao IICA para intensificar seu apoio ao setor agroalimentar das Américas

No México, os projetos executados pelo IICA estão sob o amparo de um acordo geral com a Sagarpa e instituições públicas e privadas


Publicado em: 28/09/2018 às 14:20hs

México pede ao IICA para intensificar seu apoio ao setor agroalimentar das Américas

Autoridades do Instituto se reuniram no México com representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA) e com a equipe do futuro secretário de Agricultura, Víctor Villalobos, que deram forte apoio ao trabalho realizado pelo organismo do sistema interamericano especializado no desenvolvimento agropecuário e rural.

Autoridades agroalimentares do México respaldaram a cooperação técnica oferecida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pediram ao organismo hemisférico que intensifique seu apoio no país e fortaleça suas alianças estratégicas em benefício do setor rural das Américas.

Autoridades do IICA na Costa Rica, onde está localizada a sede central do Instituto, realizaram uma visita ao México. Tanto os responsáveis pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (SAGARPA) como a equipe do futuro secretário de Agricultura, Víctor Villalobos, deram um forte apoio ao trabalho realizado pelo organismo do sistema interamericano especializado em desenvolvimento agropecuário e rural.

No México, os projetos executados pelo IICA estão sob o amparo de um acordo geral com a Sagarpa e instituições públicas e privadas. Esses projetos receberam o reconhecimento das autoridades mexicanas porque sua capacidade técnica fortalecer a atividade agroexportadora do país e potencializaram o seu setor agroalimentar.

Federico Villarreal, gerente de Cooperação Técnica do IICA; Braulio Heinze, gerente de Serviços Corporativos; Ericka Soto, assessora da chefia de gabinete; e a representante do IICA no México, Gloria Abraham, reuniram-se na Cidade do México com a equipe da SAGARPA, liderada pelo subsecretário de Agricultura, Jorge Zertuche. Estiveram presentes também os representantes da Agência de Serviços para a Comercialização e o desenvolvimento dos Mercados Agropecuários (ASERCA), do Registro Agrário Nacional, da Coordenadoria das Fundações Produce A.C (COFUPRO) e do Serviço Nacional de Sanidade, Segurança e Qualidade Agroalimentar (SENASICA).

No encontro, foram compartilhados critérios técnicos e socioeconômicos do sector e expressadas as visões sobre os grandes desafios e oportunidades da agricultura no México.

Representantes da SAGARPA expressaram o desejo do país de que o IICA apoie, com seus projetos, o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul e solidifique e consolide o setor agroalimentar em seu avanço para a segurança alimentar.

Na reunião com o futuro secretário de Agricultura, Víctor Villalobos, foram mencionadas as principais contribuições da cooperação técnica do IICA. Entre elas, a geração de políticas públicas e os marcos institucionais, a inovação tecnológica, o institucional e comercial, a sanidade agropecuária e a segurança agroalimentar, as capacidades empresariais e associativas de atores de cadeias produtivas, as capacidades dos atores dos territórios rurais, as capacidades de relacionamento e vinculação e a articulação da cooperação internacional.

Villalobos expressou seu desejo de intensificar a cooperação com o IICA, cuja oferta e experiência fortalecem a atividade agrícola, uma chave para o desenvolvimento das Américas.