Publicado em: 07/07/2015 às 12:30hs
A metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para Assistência Técnica e Gerencial e as etapas para a sua implementação em todos os Estados foi debatida em uma videoconferência realizada nesta sexta-feira (3/7). A reunião contou com a participação de representantes de 20 Administrações Regionais.
O secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara, ressaltou a importância que a Assistência Técnica e Gerencial passará a ter dentro do Sistema CNA/SENAR e alertou os participantes para a necessidade de investirem na estruturação e preparação de suas equipes para poderem atender as demandas internas e de parceiros privados ou públicos, como já acontece no Programa ABC Cerrado (realizado com o Banco Mundial), por exemplo. Carrara reforçou que as metas em Formação Profissional Rural e Promoção Social não serão reduzidas, mas que será sugerida a destinação de recursos específicos para Assistência Técnica e Gerencial em todas as regionais na reformulação do orçamento de 2015 e planejamento dos próximos orçamentos anuais.
“A Assistência Técnica e Gerencial deve estar na agenda de todas as Administrações Regionais. Precisamos nos debruçar sobre esse tema para que essa rede esteja bem ativada, pois os desafios são muito grandes. Queremos construir um sistema de Assistência Técnica e Gerencial Nacional e para isso é necessário agilizar a montagem dessa estrutura para estarmos qualificados e atendermos os nossos parceiros e, o principal deles é o produtor rural”, destaca.
Além de explicar a metodologia, o encontro buscou definir um cronograma de implantação do software, que é a última etapa do processo. Foram apresentados, ainda, os cinco passos do SENAR Assistência Técnica e Gerencial: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
“O software é uma ferramenta de uso do Técnico de Campo, mas para utilizá-lo é preciso ter um conhecimento prévio, principalmente na parte de gestão. Ele é fundamental para coletar as informações, enviar para uma central de inteligência e ajudar na orientação dos gestores. Queremos criar uma grande rede onde um Estado poderá ajudar e estimular os outros”, declara o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, Matheus Ferreira Pinto da Silva.
Representando a equipe do SENAR Assistência Técnica e Gerencial, estiveram presentes na videoconferência a coordenadora de Capacitação Técnica Janete Lacerda de Almeida, o coordenador técnico Rubens Gomes de Oliveira, e o assessor técnico Fernando Borges Fernandes. A equipe detalhou que por meio de um itinerário formativo será feita a capacitação dos técnicos de campo, supervisores e demais envolvidos nas Regionais.
Assistência Técnica e Gerencial do SENAR
O Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia foi criado pelo sistema CNA/SENAR buscando sanar a lacuna existente no Brasil nessa área. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006 do IBGE, apenas 9,3% dos produtores rurais receberam visitas regularmente.
Em virtude da sua capilaridade, a estrutura nacional do SENAR será capaz de abranger todos os municípios brasileiros, de forma a promover a formação profissional das pessoas que vivem e/ou trabalham no campo, além de proporcionar acesso pelos produtores rurais a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, permitindo mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. Até o fim do ano, aproximadamente 30 mil produtores serão atendidos pela metodologia do SENAR.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias