Publicado em: 06/05/2019 às 14:40hs
Com o tema "A melhor genética leiteira conquista o mundo", a Megaleite 2019 vai reunir as principais raças leiteiras e diversas empresas do segmento entre os dias 19 e 22 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. As novidades foram apresentadas pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, ontem durante a ExpoZebu, em Uberaba/MG. A entidade comemorará os 30 anos da Exposição Nacional da raça e, para isso, lançará o selo comemorativo em alusão à data. “A raça Girolando é a leiteira nacional que mais cresce na produção de sêmen no Brasil. Outro dado importante a ser ressaltado é o crescente aumento na produção de leite das vacas Girolando. Enquanto em 2000 a produção era 3.599 kg em até 305 dias no ano, agora esta produção passou a ser de 5.445 kg no mesmo período, o que representa um incremento de mais de 50%, na produção leiteira”, destaca o presidente da entidade Luiz Carlos Rodrigues.
A Megaleite ainda sediará a 12ª Exposição e Torneio Leiteiro Internacional do Gir Leiteiro, o 3º Circuito Nacional da Raça Holandesa – Etapa Mineira 2019, o Circuito Nacional da Raça Jersey 2019 – Etapa Megaleite, o Concurso Leiteiro e a Mostra de Guzerá e Guzolando. A expectativa é de que participem cerca de 1400 animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá e Jersey, sendo que 650 devem ser Girolando. Serão realizados julgamentos e torneios leiteiros. As inscrições estão abertas e vão até 7 de junho.
Uma novidade da Megaleite 2019 será a realização de um encontro para as produtoras rurais com o tema “Descobrindo as mulheres do leite”. “As mulheres vêm exercendo funções estratégicas e são responsáveis pela tomada de decisões de várias propriedades rurais e entidades do setor. Apesar dos desafios que temos de vencer todos os dias, estamos empenhadas a contribuir para a evolução do setor. Este encontro será um momento para debatermos os desafios das mulheres no setor e aprender com a experiência de cada uma”, conta a diretora da Girolando Magnólia Martins. O encontro será no dia 21 de junho, às 9h.
A 16ª edição da Megaleite ainda terá leilões e shoppings oficiais. Para a edição de 2019, a expectativa é de que sejam realizados 12 eventos, tanto no formato presencial quanto virtual. Comitivas internacionais de vários países também são esperadas para o evento. No ano passado, a Megaleite recebeu um público de 52 mil pessoas, inclusive de outros países, teve nove leilões e um shopping que, juntos, movimentaram R$5.059.690,00,00. Já a movimentação financeira geral do evento, incluindo os negócios feitos pelas empresas expositoras, foi estimada em R$25 milhões.
O presidente da Girolando esteve no último sábado (27/04) com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Vicentini, e entregou o convite oficial da feira para ambas. A expectativa é de que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e outras autoridades também participem da abertura oficial, marcada para o dia 19 de junho.
Sobre a Megaleite
A feira terá mais uma vez o fomento do Governo de Minas Gerais, via Codemge e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, a Parceria Premium da Embaré, a Parceria Master das empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, UCBVET, além da parceria com os Canais Master Canal Rural e Terraviva.
Sobre a Girolando
Com quase quatro mil associados em todo o país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi fundada em 20 de dezembro de 1978 por um grupo de pecuaristas da região de Uberaba/MG. Desde 1989, a entidade atua como delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do registro genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG). Em seu banco de dados, já contam mais de 1,7 milhão de animais registrados. Além da sede em Uberaba, conta com Escritórios Técnicos Regionais e Escritórios Técnicos Avançados em várias regiões do Brasil.
Mais informações: www.girolando.com.br
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
◄ Leia outras notícias