Gestão

Mato Grosso precisa "urgentemente" de 400 técnicos para atender a agricultura familiar

Mato Grosso possui hoje 250 técnicos para atender a agricultura familiar e necessita de outros 400 para poder conseguir uma parcela dos pequenos produtores


Publicado em: 26/08/2016 às 13:45hs

Mato Grosso precisa "urgentemente" de 400 técnicos para atender a agricultura familiar

Um possível retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), previsto para setembro, pode “auxiliar” aos Estados, que hoje bancam 90% da assistência técnica pública.

O MDA foi cortado durante a reforma ministerial em maio quando Michel Temer assumiu a Presidência interinamente e há cerca de duas semanas teve sua recriação anunciada para setembro. Entretanto, segundo informações do jornal O Globo, a pasta, que hoje encontra-se subordinada à Casa Civil, pode ser fundida ao Ministério do Desenvolvimento Social.

A volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto, significaria o reconhecimento da agricultura familiar por parte do Governo Federal.

Hoje, no Brasil são 5 milhões de agricultores familiares, dos quais cerca de 100 mil estão localizados em Mato Grosso.

"A assistência técnica é bancada 90% pelos governos estaduais. A extensão rural gera emprego e o Governo Federal precisa enxergar isso. Em Mato Grosso, precisamos urgentemente de 400 profissionais para atender a agricultura familiar. Hoje, são apenas 250", comentou Brunetto ao Agro Olhar.

Segundo o presidente do Sinterp-MT, mesmo que esses 400 profissionais necessários sejam contratados o atendimento ainda será de uma parcela dos produtores. "Estamos concluindo um planejamento estratégico para que a assistência chegue ao produtor e atendê-lo de forma coletiva, por meio de unidades demonstrativas, através de uma parceria entre profissionais e produtores. A tecnologia precisa chegar ao produtor".

Ajuda em Brasília

No último dia 16 de agosto, representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Setor Agrícola (Faser) reuniram-se com o senador de Mato Grosso José Medeiros. O encontro, realizado em Brasília (DF), segundo Brunetto, que é coordenador de relações institucionais da Faser, teve como objetivo levar o debate sobre a agricultura familiar e extensão rural para o Senado. Ele comenta que o senador José Medeiros destacou que levará o assunto ao Senado por meio de audiência pública.

Caso o MDA seja recriado, o deputado federal José Silva, de Minas Gerais, é um dos cotados para assumir a pasta. “O José Silva conhece do assunto. Ele é a pessoa mais indicada. Ele é ex-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e quando elegeu-se deputado levou a questão para a Câmara Federal. E, agora vamos levar a agricultura familiar para o Senado com o senador José Medeiros”, salientou Gilmar Brunetto.

Fonte: AgroOlhar

◄ Leia outras notícias
/* */ --