Gestão

Logística será um dos grandes temas debatidos em Sinop

O Frete está cada vez mais subtraindo renda do produtor mato-grossense. Exemplo mais recente é a safra 2012/13 de milho segunda safra que acaba de ser encerrada deixa como lastro um frete de 46% mais caro ante igual momento de 2012


Publicado em: 05/09/2013 às 07:50hs

Logística será um dos grandes temas debatidos em Sinop

Um dos grandes momentos do 1º Fórum Brasil Central do Agronegócio, que será realizado de 19 a 20 deste mês, em Sinop (503 quilômetros ao norte de Cuiabá), é sem dúvida o painel sobre logística que será debatido na manhã do segundo dia do evento, a partir das 9h. Sob o tema “MT: logística é o futuro”, os palestrantes irão traçar caminhos e apontar soluções para este que é o maior entrave ao pleno desenvolvimento do agronegócio estadual.

Nesta safra, por exemplo, somente com o milho, o produtor pagou 46% mais para transportar uma tonelada do cereal e as perspectivas para o novo ciclo são de que o custo do frete atinja novos recordes. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados na última segunda-feira (2), o frete do milho passou de uma média de R$ 205 em agosto do ano passado para cerca de R$ 300 a tonelada em igual período de comparação. Além da acirrada disputa por caminhões, o que ajuda a elevar o preço, já que o frete rodoviário é a única opção de modal para muitos municípios produtores, contribuiu para o alto valor cobrado as péssimas condições de trafegabilidade nas estradas e rodovias que cruzam Mato Grosso ou que servem de acesso ao Estado.

Um dos debatedores do painel, o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Mato Grosso, Arnaldo Alves, vai mostrar avanços e desafios que ainda precisam ser vencidos dentro de Mato Grosso.

O secretário é mineiro, natural de Santos Dumont e formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou nas hidroelétricas de Itaipu, Itaparica e Manso, no Iraque com a Mendes Junior, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no programa Prodeagro em Mato Grosso e desde 2003 integra o staff do governo do Estado. Antes de assumir a Seplan, ocupou cargo na Secretaria de Infraestrutura por dois anos e oito meses.

O EVENTO - O Fórum Brasil Central do Agronegócio terá como mestre de cerimônias a consagrada jornalista e comentarista econômica Lilian Witte Fibe. Lillian é formada pela Universidade de São Paulo, e já trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Iniciou a carreira televisiva na Rede Bandeirantes, como comentarista econômica. No fim dos anos 80 passou a apresentar um programa de economia na Rede Globo, onde ficou por muitos anos como âncora do Jornal da Globo. Trabalhou também como apresentadora de telejornais no SBT.

PARTICIPAÇÃO - As inscrições para o Fórum Brasil Central do Agronegócio são gratuitas, mediante cadastramento prévio dos interessados pelo blog do evento: www.forumbrasilcentral.blogspot.com.br. As vagas são limitadas.

Fonte: FÓRUM BRASIL CENTRAL DO AGRONEGÓCIO

◄ Leia outras notícias