Gestão

Lançamento do projeto Marca Agro do Brasil inova com participação da população urbana

Iniciativa une setores público e privado para construir um posicionamento consistente para o agronegócio brasileiro


Publicado em: 23/04/2024 às 10:55hs

Lançamento do projeto Marca Agro do Brasil inova com participação da população urbana

O Projeto Marca Agro do Brasil foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 22 de abril, em São Paulo, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP). A iniciativa, pioneira no país, tem como objetivo promover o agronegócio como uma paixão nacional, comparável ao futebol, e contou com a participação da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA).

A cerimônia de lançamento reuniu autoridades, representantes de entidades, associações, empresas do setor agro e profissionais da comunicação. A jornada para a construção do projeto levou quase cinco anos e buscou envolver tanto o setor público quanto o privado para posicionar corretamente a marca Agro do Brasil.

A campanha de comunicação adotará o slogan: "Descubra o agro e experimente um mundo de oportunidades. Agro do Brasil. Torna a nossa vida melhor." Essa mensagem foi aprovada pela população urbana por meio de grupos de pesquisa qualitativa e uma pesquisa quantitativa com mais de 380 participantes de todos os Estados do Brasil. As decisões do projeto foram baseadas em dados e pesquisas para entender a percepção do brasileiro sobre o agronegócio.

Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, explicou que a pesquisa "Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro" revelou dados interessantes: 43% da população tem uma posição favorável ao setor, 33% mostram-se distantes e 24% permanecem neutros. Um dos dados mais preocupantes foi o fato de 51% do grupo desfavorável ser composto por jovens entre 15 e 29 anos. Esses jovens têm potencial para influenciar gerações futuras e são ativos nas redes sociais.

Com o intuito de alcançar o público neutro, o projeto focará em uma abordagem amistosa, utilizando linguagem acessível para demonstrar que o agronegócio não é apenas um fornecedor de alimentos, mas um setor que contribui para a melhoria da qualidade de vida, promovendo oportunidades de estudo, trabalho e empreendedorismo.

O presidente da FAESP/SENAR-SP, Tirso Meirelles, enfatizou a importância da iniciativa para derrubar mitos e fortalecer a imagem do agronegócio. Segundo ele, a falta de informação e a ausência de uma política de Estado para o setor enfraquecem as cadeias produtivas, tornando a união de esforços essencial para corrigir essas percepções equivocadas.

Durante o evento, Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, expressou entusiasmo pelo projeto, afirmando que ele pode unir o setor e trazer reconhecimento ao agronegócio brasileiro. Para Rodrigues, o orgulho pelo setor é fundamental para sua promoção e ele sonha com o dia em que o Brasil será campeão mundial no combate à fome e na conquista da paz.

Outros participantes, como o deputado Pedro Lupion (PP-PR) e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, destacaram a necessidade de melhorar a comunicação do setor agro para combater as narrativas inverídicas e aumentar a credibilidade do agronegócio.

O Projeto Marca Agro do Brasil se baseará em três pilares: Consistência, Frequência e Sequência. O projeto pretende criar um Hub de Conteúdo para centralizar a produção de informações e atuar em diferentes mídias, desde TV e rádio até redes sociais. Atividades presenciais em escolas e exposições virtuais em shoppings estão entre as ações previstas para alcançar um público mais amplo.

Com um planejamento de 12 meses, o projeto será dividido em três fases, com a primeira focada na estruturação do Hub de Conteúdo e redes sociais, a segunda nos lançamentos do Portal e ações em escolas, e a terceira em campanhas em mídias de massa. O financiamento virá de indústrias do setor agro e associações de produtores, com detalhes do plano comercial disponíveis a partir do dia 2 de maio.

Ricardo Nicodemos finalizou dizendo que o Projeto Marca Agro do Brasil é o resultado de um anseio antigo do setor por um posicionamento forte e uma narrativa positiva que gere empatia entre a população urbana. Para Nicodemos, a jornada está apenas começando, mas a união entre o público e o privado é um passo importante para fortalecer a imagem do agronegócio no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias