Publicado em: 22/07/2013 às 07:40hs
Segundo estimativas do mercado, esse também deve ser o crescimento para o fechamento do ano, com um consumo girando entre 30 milhões e 30,5 milhões de toneladas. Já em relação ao segmento específico de fertilizantes especiais, segundo levantamento da BBAgro Global, é estimado para este ano 10% do total de fertilizantes consumidos no País, o que equivale ao faturamento de R$ 3 bilhões. A projeção para esse mercado é de crescimento de 95% até 2022, sendo que 40% deverá vir por aumento de dose de fertilizantes especiais, e 60% por aumento de grau de adoção, ou seja, que passarão a ser aplicados no plantio.
Esses dados foram divulgados hoje (19/07) durante coletiva de imprensa em São Paulo, pelos promotores do V Fórum Abisolo, o qual trará como eixo temático à questão da "Modernidade, Gestão e Tecnologia em Nutrição Vegetal”, e da 1ª FertiShow (Exposição Nacional e Internacional da Indústria de Fertilizantes Especiais). Estiveram presentes o Presidente da Abisolo, Clorialdo Roberto Levreiro, o Secretário Executivo, José Alberto Nunes da Silva, e o Conselheiro Técnico e Diretor da BBAgro Global, Franco Borsari, que além de apresentar o conteúdo do fórum, deram números e estimativas do setor.
Os números apresentados mostram a importância dos dois eventos, que acontecem no período 21 a 23 de agosto, em Ribeirão Preto/SP, no Centro de Convenções Pereira Alvim, com o objetivo de envolver os mais importantes elos da cadeia da produção de Fertilizantes Especiais e discutir o efeito dos nutrientes no incremento da produtividade agrícola brasileira. Contam com a organização da Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal), e com o apoio da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e diversas outras entidades do agronegócio.
Segundo o Presidente da Abisolo, a expectativa é a participação, nas conferências, de 500 inscritos para os painéis de debates, 50% acima da edição anterior, e 1.500 visitantes durante a FertiShow, que deverá se configurar no maior evento da indústria de tecnologia em nutrição vegetal da América Latina, com cerca de dois mil metros quadrados dedicados exclusivamente a exposição, com a participação de 50 empresas que irão apresentar inovações tecnológicas do setor nutrição vegetal.
O diretor da BBAgro Golbal destacou as presenças no fórum de dois ex-ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, do presidente da Embrapa, Dr. Mauricio Lopes, do Engenheiro Agrônomo, Marcelo Prado, diretor da M. Prado Associados, além de diversos pesquisadores e cientistas de destaque nacional e internacional.
O evento deverá reunir empresários, distribuidores de insumos, fabricantes de matérias-primas, embalagens e equipamentos industriais, gestores públicos, cooperativas, consultores, companhias agrícolas, professores, pesquisadores, estudantes de ciências agrárias, e outros profissionais interessados em conhecer o setor, que debaterão os seguintes assuntos.
Fonte: Mecânica de Comunicação
◄ Leia outras notícias