Gestão

Julgamento dos Finalistas do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais Acontece Nesta Sexta-feira

Serro, conhecido por sua tradição na produção de queijos, sedia o julgamento e a cerimônia de premiação dos vencedores


Publicado em: 22/08/2024 às 11:40hs

Julgamento dos Finalistas do 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais Acontece Nesta Sexta-feira

O 17º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais está prestes a chegar à sua etapa decisiva. Nesta sexta-feira, 23 de agosto, o município do Serro, um dos maiores centros produtores de queijo do estado, receberá o julgamento dos 99 queijos finalistas. A revelação dos vencedores ocorrerá em uma cerimônia de premiação marcada para o dia 30 de agosto, também no Serro.

Este ano, o concurso introduziu uma nova categoria: “Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas - com ingredientes opcionais ou defumados”. Fernanda Quadros, assessora técnica da Emater-MG e membro da comissão organizadora, explica que essa categoria foi criada para permitir a inclusão de queijos que utilizam ingredientes opcionais, como especiarias, azeite ou vinho, ou que passam por defumação. "Esse tipo de queijo possui muitos apreciadores e sabores distintos. Para enriquecer o concurso e expandir a variedade de participantes, decidimos incluir essa nova categoria para os queijos temperados de Alagoa e Mantiqueira", comenta Fernanda.

O concurso contempla outras categorias, incluindo: Queijo Minas Artesanal (QMA), Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas com maturação de 14 a 30 dias, e Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas com maturação acima de 60 dias. A categoria QMA exige uma maturação de 14 a 30 dias para queijos das regiões de Araxá, Canastra e Serra do Salitre, enquanto para o queijo Serro, o prazo é de 17 a 30 dias. Em outras regiões, o período varia de 22 a 30 dias.

O júri, composto por especialistas em queijos e profissionais de gastronomia, avaliará os queijos com base em critérios internos e externos. "Os jurados são altamente qualificados e analisarão cada peça em termos de apresentação, cor, textura, consistência, sabor e aroma", detalha Maria Edinice Rodrigues, coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG.

Os cinco queijos com as maiores pontuações em cada categoria receberão troféus na cerimônia de premiação. Os participantes restantes ganharão um Certificado de Participação. O concurso é promovido pelo Governo de Minas, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além disso, está em andamento uma campanha para a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias