Gestão

John Deere e The Nature Conservancy firmam acordo para incentivar a agricultura regenerativa no Brasil

Parceria tem a duração de quatro anos e irá trabalhar na transição do território do Araguaia para sistemas integrados de produção e práticas agrícolas regenerativas


Publicado em: 25/11/2021 às 07:00hs

John Deere e The Nature Conservancy firmam acordo para incentivar a agricultura regenerativa no Brasil

A John Deere e a The Nature Conservancy acabam de fechar um acordo de colaboração para incentivar a transição para territórios produtivos sustentáveis e regenerativos. Este projeto irá testar soluções em 100 fazendas de pequenos e médios produtores do Vale do Araguaia - região de Cerrado formada pelos Estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Engajada no desenvolvimento regional, na agricultura nacional e na preservação global, a companhia se uniu à ONG com o objetivo de apoiar a transição de produtores rurais para sistemas integrados de produção e práticas agrícolas regenerativas, combinadas com a restauração e a conservação da vegetação nativa. A parceria, firmada por quatro anos, tem como prioridades o apoio à governança territorial, à transformação sistêmica, à segurança hídrica e às mudanças climáticas, bem como o principal ponto do projeto: a multiplicação das ações por meio da influência de fazendas já em processo de transição para agricultura regenerativa. 

"Em sua estratégia de conservação, a TNC selecionou territórios prioritários para atuação, para testar soluções que deverão ganhar escala nos próximos anos", comenta Julia Mangueira, Gerente Adjunta da Estratégia de Agricultura Sustentável da TNC no Brasil. "Os próximos anos serão cruciais para a conservação da biodiversidade, dos recursos naturais e para as mudanças climáticas. Precisamos dar escala às soluções e fomentar territórios produtivos sustentáveis, com justiça social e práticas regenerativas de produção. Esse projeto irá ajudar a TNC a implementar sua missão do território do Araguaia". 

A ação também visa otimizar o uso da terra na Bacia do Araguaia e incentivar a produção agrícola combinada com a restauração dos recursos naturais, a proteção do habitat, o incentivo à biodiversidade, a redução das emissões de gases de efeito estufa e o uso da água. A colaboração para sistemas alimentares sustentáveis entre a empresa e a organização prevê o alcance de 55 mil hectares de terras agrícolas em processo de implantação dos sistemas integrados de produção, a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), para apoiar, promover e oferecer assistência técnica aos pequenos e médios produtores da região do Cerrado. 

O acordo ainda vai possibilitar que a agricultura regenerativa alcance um maior número de produtores, com incentivo à conectividade e com a multiplicação das práticas sustentáveis. "A parceria entre a John Deere e a The Nature Conservancy servirá para potencializar a difusão de conhecimento em um país onde a questão ambiental é muito importante. Nossa sinergia será como um grande amplificador para pequenos e médios produtores também por meio da tecnologia", destaca Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos da John Deere para América Latina. 

O programa vai contar com a Embrapa e com a Associação Rede ILPF para o desenvolvimento e treinamentos dos produtores. A união das instituições no projeto tem como objetivo a consonância com a agenda nacional e assim alcançar as metas definidas para a restauração de pastagens degradadas, bem como aumentar a área de ILPF no Brasil até 2030. 

A John Deere e a The Nature Conservancy vão iniciar o calendário ainda em novembro deste ano com uma visita de campo para conhecer os produtores e suas fazendas. 

Fonte: John Deere

◄ Leia outras notícias