Publicado em: 12/04/2012 às 18:20hs
Durante a reunião foi discutido o fortalecimento da agricultura familiar com medidas para viabilizar o fomento da economia em áreas de assentamento por meio da orizicultura com os programas e políticas desenvolvidas pelo MDA.
O ministro ressaltou que os programas do MDA, de maneira geral, incentivam a organização econômica dos agricultores familiares através das cooperativas. Ele citou como exemplo a Rede Brasil Rural, ferramenta eletrônica criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. Através dessa plataforma virtual, os agricultores familiares cadastrados por meio de associações e cooperativas podem negociar a compra e a entrega dos produtos diretamente com fornecedores e empresas de transporte. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. “Programas como Rede Brasil Rural estimulam o espírito cooperativo, a solidariedade, bem como uma sociedade mais justa, com distribuição de renda e um futuro sem miséria”, afirmou o ministro.
Ainda em Brasília, Claudio Pereira, esteve reunido com presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda. Na pauta, a parceria das instituições para produção de arroz ecológico em áreas de assentamentos, regularização fundiária de assentamentos na região de Eldorado do Sul e Palmares do Sul e o Programa Nacional de Crédito Fundiário para o financiamento de terras para arrendatários que plantam arroz. “Com estas visitas conseguimos ampliar e aprofundar importantes parcerias entre o Irga, Incra e MDA”, finaliza Claudio Pereira.
Fonte: Assessoria de Imprensa IRGA
◄ Leia outras notícias