Publicado em: 10/03/2014 às 16:10hs
O presidente da feira, empresário rural Eron Paulo Baldissera, destacou que o evento se transformará na maior expressão do setor leiteiro em Santa Catarina. A Mercoláctea, em sua quinta edição, terá como foco a automação rural e a programação geral contempla sete atividades, sendo a principal delas, a feira de comercialização de animais, máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal.
A feira técnica terá visitação de 12 mil pessoas e oportunizará negócios da ordem de 85 milhões de reais. Os eventos pecuários reunirão 2.000 animais em exposição, julgamento e venda. Para simplificar o acesso e a circulação dos visitantes não haverá credenciamento, nem cobrança de ingresso ou de estacionamento.
O presidente do Núcleo de Criadores Mauro Zandavalli assinalou que as principais entidades do agronegócio trabalham para o sucesso da expo-feira em duas frentes: na busca de expositores e para assegurar a presença de empresários e produtores rurais, técnicos e dirigentes de agroindústrias que formam o público-alvo.
O diretor técnico da MERCOLÁCTEA RURAL Enedi Zanchett anunciou que Chapecó está no centro da maior bacia leiteira brasileira, formada pelo oeste catarinense, sudoeste rio-grandense e noroeste paranaense. “A feira será a expressão dessa vasta riqueza econômica”.
A programação geral inclui, ainda, o seminário técnico que abordará a automação rural, reunindo médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, produtores e estudantes. Haverá a etapa catarinense do julgamento das raças Holandesa e Jersey, organizada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), e o campeonato catarinense de cavalo quarto de milha.
Para incrementar os negócios estão programados dois remates: o leilão especializado das raças Holandesa e Jersey – com pelo menos 400 animais – e o leilão de gado geral.
A promoção MERCOLÁCTEA 2014 RURAL é do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), com organização das empresas Latina e Zoom Feiras & Eventos, cujo diretor Leonardo Rinaldi é o coordenador comercial da mostra agropecuária.
A Feira tem o apoio da Prefeitura de Chapecó, Secretaria da Agricultura e Pesca e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ABCOL, Fiesc, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó, Sebrae, Fetaesc e Coopercentral Aurora Alimentos.
LANÇAMENTO
O lançamento oficial da MERCOLÁCTEA 2014 RURAL está programado para o próximo dia 27, às 19h30, no Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó (Parque da Efapi), reunindo autoridades, empresários rurais, expositores, jornalistas, produtores, técnicos e especialistas da cadeia produtiva de lácteos. Na ocasião será outorgado o troféu “Pioneiros do Leite” às primeiras famílias que se dedicaram a essa atividade econômica no oeste catarinense.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias