Publicado em: 10/04/2014 às 12:10hs
A licitação é dirigida a empresas que tenham interesse em construir instalações de transbordo ferroviário e armazenagem provisória de cargas. A licitação também contempla uma área para trabalhos de inspeção, limpeza e higienização de contêineres refrigerados (“reefer services”).
Seleção - Na licitação, serão selecionadas as propostas de maior oferta entre os interessados que forem qualificados. O edital de licitação para a permissão onerosa de uso de áreas foi disponibilizado no site da empresa (www.ferroeste.pr.gov.br). As datas de abertura das propostas foram definidas para 12 e 13 de maio.
Terminais próprios- Segundo a Ferroeste, a Permissão Onerosa de uso das áreas possibilitará que as empresas vencedoras da licitação construam seus próprios terminais. Ao final da vigência dos contratos, as instalações e investimentos realizados reverterão ao patrimônio da ferrovia.
Sete lotes- São sete lotes, que correspondem a uma área de 303.340,17 metros quadrados, sendo que as áreas serão distribuídas para os segmentos de contêineres (um), graneis sólidos (quatro lotes) e “reefer services” (dois). A ocupação das áreas, através da seleção de propostas, visa atrair investidores privados que tenham interesse em expandir seus negócios no Oeste do Paraná. Esses contratos, quando assinados, também irão viabilizar o aporte de recursos financeiros à Ferroeste.
Projetos - As empresas vencedoras da licitação, entre outras providências, devem elaborar os projetos e, também, providenciar a construção das instalações de transbordo e armazéns de cargas para suas atividades, além de firmar contratos de transporte com a Ferroeste, quando exigido o lote. O contrato é pelo prazo de 25 anos, prorrogáveis.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná
◄ Leia outras notícias