Gestão

Informação ao produtor: Cooxupé inicia ciclo de palestras com cooperados

Unidades Demonstrativas debatem este ano o tema “Produção com Qualidade Integrada à Sustentabilidade”


Publicado em: 10/04/2014 às 12:50hs

Informação ao produtor: Cooxupé inicia ciclo de palestras com cooperados

A Cooxupé, cooperativa de café localizada em Guaxupé com mais de 11 mil cooperados, iniciou em abril as Unidades Demonstrativas, ciclo de palestras que promovem uma reciclagem do produtor rural. O evento acontece em 16 cidades da área de atuação da cooperativa e, além das rápidas palestras, que acontecem de 15 em 15 minutos levando informação de grande utilidade para o cafeicultor, o evento conta com uma feira de aproximadamente 52 expositores. Mais de 15 mil pessoas devem passar pelo evento este ano.

Durante a UD de Monte Santo de Minas/MG, que aconteceu no dia 7 de abril, mais de 1.200 cooperados e familiares participaram da manhã de aprendizado. Os temas trabalhados este ano com os cooperados foram “Por quê produzir com qualidade?”, “Gargalos no custo de produção. Como enfrentá-los?”, “Adequação na propriedade agrícola” e “Boas práticas na utilização de defensivos agrícolas”. Já as mulheres contaram com uma palestra desenvolvida com foco para elas “Gestão da propriedade com ênfase na anotação dos custos”.

Segundo o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, a UD é um evento para toda a família, um momento para que o produtor comece a planejar a colheita e pensar no futuro. “Temos o dever de manter nosso cooperado atualizado, mais que um dever, acreditamos que é uma função social nossa. Também incentivamos a presença da família, pois acredito que as crianças são o futuro para uma produção sustentável”, conta. Além disso, o presidente anunciou na oportunidade o início da devolução do ICMS Presumido aos cooperados mineiros, restituição exclusiva do estado de Minas Gerais. “Durante a assembleia nossos cooperados acompanharam um resultado bastante positivo, principalmente em vista ao ano que passamos. Hoje começamos as devoluções de R$ 8 milhões de ICMS Presumido e R$ 5 milhões do resultado”, conta.

Emocionado, o cooperado Floriano Matheus Dias foi o primeiro a receber o cheque. “É um dinheiro que vem em boa hora, quando vamos iniciar a colheita, ainda mais em um ano como este que passou”, comemora.

Um evento para toda a família

As Unidades Demonstrativas promovem atrações para todas as idades, inclusive para as crianças, com espaços exclusivos dedicados a elas. Além disso, familiares dos cooperados de todas as idades participam do evento. É o caso do José Antônio De Paula, produtor de Monte Santo de Minas que visitou o evento com a esposa, cunhada e a sogra, de 87 anos. “Além de ser um ponto de encontro entre os produtores, a UD traz vantagens como compra de equipamentos e as palestras. Aprendo muito”.

A pequena Gabriela, de 8 meses, também marcou presença no evento. Os pais Ana Paula e Antônio Rodrigues participam do evento todos os anos. “Gostamos das palestras e de passar pela feira para conferir as novidades”, revela Ana Paula.

Boas condições de pagamento

Além da importante reciclagem que o evento promove, o maquinário e insumo comercializado nas feiras das UDs disponibilizam boas condições para pagamento em até 3 anos, com juros a 0,52% ao mês. Os pré-orçamentos realizados nos eventos também terão descontos especiais, mesmo se apresentados posteriormente em alguma das lojas da cooperativa.

Segundo José Eduardo Junqueira Junior, Superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, as Unidades Demonstrativas têm um importante papel de mostrar ao produtor que é possível reduzir custos sem deixar de investir na lavoura. “Nesta mesma época do ano passado, alertei o produtor que mesmo com a baixa de preços não podemos deixar de investir na lavoura. Hoje, os que investiram estão comercializando o café que possuem com um preço melhor. Outro ponto que estamos trabalhando nas UDs é a questão de sustentabilidade. Nossos compradores estão cada vez mais interessados em um café de qualidade, produzido de forma sustentável e pagam por isso. Além disso, a mecanização da colheita é um dos pontos que mais queremos ressaltar, pois reduz drasticamente os custos”.

O Superintendente também lembrou aos cooperados sobre a nova regulamentação para as sacas de café, que a partir de agora devem pesar 55kg e não mais 60kg. “É uma adequação na legislação, mas gostaria de alertá-los que a partir de 2016 não teremos mais a saca de café e a entrega deverá ser feita a granel. É importante que os cafeicultores façam esta adequação na propriedade”, conta.

tab-cafe-servicos

Outras informações pelo site: www.cooxupe.com.br.

Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa

◄ Leia outras notícias