Gestão

INDICADOR: Coopercitrus apresenta resultados de 2021

Com mais de 60 unidades em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a Coopercitrus é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico.


Publicado em: 14/01/2022 às 07:20hs

INDICADOR: Coopercitrus apresenta resultados de 2021

No ano em que completou 45 anos, a Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, fez de 2021 um marco em sua história e comemora importantes conquistas, com a ampliação na área de atuação, inauguração de novas unidades de negócios, novos serviços oferecidos aos produtores rurais e avanços na área de sustentabilidade.

Muito mais do que uma cooperativa de distribuição de insumos, a Coopercitrus se tornou o braço direito do produtor rural. O cooperado encontra nas mais de 60 unidades de negócios, um completo mix de produtos, entre fertilizantes, defensivos, ferramentas, irrigação, linha de saúde e nutrição animal, tratores, máquinas, implementos agrícolas e agricultura de precisão, entre outros itens indispensáveis para a atividade rural. Também podem contar com serviços especializados, como assistência técnica e suporte em campo.

“A Coopercitrus está em uma das melhores regiões agrícolas do país, conta com aproximadamente 38 mil cooperados, com aumento de faturamento próximo a 40% em 2021 e está em condições de diminuir qualquer impacto negativo que possa ocorrer”, avalia o presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, José Vicente da Silva.

E haja desafios! Em 2021, o agro encarou uma das mais severas intempéries climáticas, com secas e com geadas que atingiram diversas regiões. Junto com a segunda onda da pandemia, enfrentou a instabilidade no mercado, escassez de insumos e alta na taxa de juros.

“Graças ao trabalho eficiente da cooperativa e a confiança dos cooperados, conseguimos minimizar vários desses fatores negativos: ajuda aos produtores que tiveram grandes perdas com a seca e a geada, com estoques reguladores contornamos a alta dos preços e a falta dos insumos, com operações de barter (troca) e fornecimento a prazo, regulamos oscilações de juros e dólar. Os dois grandes eventos comerciais, Coopercitrus Mais Oportunidades e Coopercitrus Expo Digital, propiciaram aos cooperados compras antecipadas para a safra 2021/2022, com reserva dos insumos e preços baixos para a próxima safra”, pontua José Vicente da Silva.

Na visão de Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, os resultados positivos são fruto da confiança dos seus cooperados, da parceria com os fornecedores e da resiliência do seu time. “Se eu pudesse definir 2021 em uma palavra, essa palavra seria resiliência. Resiliência é ter atitude positiva diante da adversidade. Esse último ano realmente exigiu uma atitude positiva e proativa. Com planejamento, parcerias muito fortes, alinhamento com os fornecedores e eficiência na operação, a Coopercitrus se preparou para honrar seu compromisso e realmente entregar valor aos cooperados”, analisa Degobbi.

Confira os principais destaques da Coopercitrus em 2021

Nova Unidade em Franca, SP

A Coopercitrus ampliou ainda mais sua área de atuação para atender mais e melhor aos cooperados. Em Franca, SP, foi inaugurada uma Unidade de Negócios Valtra Coopercitrus completa, para garantir o fornecimento de insumos, serviços e tecnologias aos produtores rurais daquela região. No total, a nova unidade atende 10 cidades da região.

Campo Digital

Na cidade de Cristalina, GO, a Coopercitrus inaugurou uma loja conceito Campo Digital, com modelo inédito de atendimento focado em agricultura de precisão, que oferece soluções completas de tecnologias para a produção agropecuária. Contamos com diversas inovações, como piloto automático para tratores, drones de imagem e pulverização, monitoramento via satélite, análise de solo com georreferencimento, projetos de sistematização de plantio, entre outras. A loja oferece espaço para a demonstração das tecnologias, conta com oficina mecânica especializada e disponibiliza um time de especialistas altamente capacitados para orientar as melhores práticas agrícolas. “Ter esse espaço físico aproxima a inovação do produtor rural e desembarca a tecnologia dentro da porteira, onde realmente ela causa impacto nos processos de produção, entregando valor à jornada do agro brasileira”, afirma Degobbi.

Corretora de Seguros

Com objetivo de proporcionar mais facilidade e condições especiais para os produtores rurais protegerem seu patrimônio, a Coopercitrus inaugurou sua própria Corretora de Seguros. São diversas opções em seguros agrícolas, de safra, de máquinas agrícolas, de automóveis, residenciais, vida, entre outros, com condições exclusivas e facilitadas para atender às necessidades de cada cooperado. Através da corretora, a Coopercitrus também ampliou o convênio médico, em parceria com a Unimed, oferecendo um plano nacional de saúde para os cooperados com condições diferenciadas.

Avanços na sustentabilidade

Nas palavras do vice-presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, Matheus Marino, “Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus decolou”. O destaque foi a inauguração do moderno prédio educacional, que já se tornou uma referência para educação do agronegócio. O prédio abriga o curso Superior em Big Data no Agronegócio da Fatec, o Técnico em Agronegócio da Etec, além de treinamentos e capacitações voltadas aos produtores rurais e profissionais do setor. “A sustentabilidade faz parte de um todo e, através da Fundação, conseguimos levar os conceitos de ESG (Ambiental, Social e Gorvernança) para a prática agropecuária. Nossos cursos, em parceria com o Centro Paula Souza, são gratuitos e de excelência. Somado a isso, nossos campos experimentais apresentam as inovações tecnológicas em uma vitrine a céu aberto. Os projetos de restauração de áreas de preservação permanente e nascentes na área rural ganharam tração. 2022 será desafiador. Governança corporativa, balanço patrimonial equilibrado, ações de sustentabilidade social e ambiental, serão essenciais para suportar a captação de recursos e o repasse para o produtor”, planeja Marino.

Na área ambiental, ampliamos os projetos CooperNascente e CooperSemear, atendendo aos cooperados na restauração de minas, nascentes e no reflorestamento de áreas de preservação permanente. Com isso, a Coopercitrus contribui de forma prática e direta para melhorar os indicadores de sustentabilidade de seus cooperados. A cooperativa publicou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade desenvolvido de acordo com as normas mundiais para mensurar o impacto social e ambiental das suas ações. 

Agilidade para o campo continuar produzindo

A falta de fertilizantes no mercado colocou os produtores rurais em alerta. Porém, mesmo diante do cenário escassez e de alta nos preços, a Coopercitrus se planejou para garantir todos os insumos para a produção agropecuária. “2021 foi um ano de planejamento e estratégia para atender as demandas do mercado, em especial poder atender as necessidades dos nossos cooperados, mesmo considerando as dificuldades da cadeia de suprimentos”, analisa o gerente do Departamento de Máquinas da Coopercitrus, José Geraldo da Silveira Mello. Para auxiliar os produtores nas negociações, a Coopercitrus oferece condições comerciais diferenciadas, além de orientações aos produtores rurais sobre o melhor momento de fechar as negociações e comercializar sua produção.

Coopercitrus EXPO Digital: A jornada do agro

Com a realização da Expo Digital 2021, A Coopercitrus reinventou a forma de promover sua tradicional feira, ao colocar o produtor rural no centro da experiência e oferecer soluções de forma personalizada a cada participante. O evento aconteceu de 19 a 30 de julho, em uma plataforma com tecnologia 3D e experiência 360 graus, que proporcionou o maior acervo técnico do agro organizado em diversas jornadas pelas principais atividades agropecuárias. A Expo registrou o faturamento de R$1.606 bilhões em negócios, crescimento de 45% sobre a edição de 2020, com resultados positivos em todos os segmentos.

Irrigação

A falta de chuvas castigou a produtividade de muitas lavouras em 2021. Diante da seca, a Coopercitrus demonstrou seu compromisso com o produtor rural, oferecendo projetos de irrigação por gotejo ou pivô, para atender diversas culturas. No total, foram mais de 150 projetos instalados, o que garante a quantidade de água necessária para irrigar 7.000 hectares de grãos, citros e café. “Todos os nossos projetos já possuem outorga de uso da água, documento dos órgãos ambientais vigentes que permite o produtor utilizar água existente em sua fazenda para irrigação. Os projetos são certificados, o que garante eficiência na aplicação de água, sem desperdício, fazendo com que a água utilizada na irrigação continue no ciclo hidrológico após fazer parte da fisiologia da planta, processo natural e totalmente sustentável”, afirma o coordenador de Irrigação da Coopercitrus, Rubens Mendes.

Uma cooperativa de destaque

O crescimento sólido e os avanços contínuos da Coopercitrus foram reconhecidos por diferentes prêmios e menções nas principais publicações do segmento no país. São eles: 1º lugar no prêmio Visão Agro Brasil; 5º lugar nas Maiores & Melhores de 2021 da Revista Exame e 8ª Melhor do Agronegócio pela Revista Globo Rural. “Acredito que 2022 será uma continuidade de 2021. Nossos planos continuam em andamento, nossa estratégia segue alinhada e firme, estamos prontos para enfrentar os desafios e entregar mais valor ao negócio de nossos cooperados”, finaliza o CEO da Coopercitrus.

Fonte: Coopercitrus

◄ Leia outras notícias