Gestão

Hortaliças tradicionais de volta à mesa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) irá realizar, no dia 16 de abril, o segundo dia de campo sobre hortaliças não convencionais, na Fazenda Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei


Publicado em: 10/04/2015 às 08:30hs

Hortaliças tradicionais de volta à mesa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) irá realizar, no dia 16 de abril, o segundo dia de campo sobre hortaliças não convencionais, na Fazenda Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei. Os participantes irão saber mais sobre cultivo e valor nutricional de hortaliças tradicionais como taioba, azedinha, ora-pro-nobis, vinagreira, capuchinha, dentre outras.

Também irão conhecer o banco de hortaliças, espaço no qual essas plantas são multiplicadas. A pesquisadora da EPAMIG Izabel Santos irá mostrar como o cultivo dessas plantas é simples, pois a maioria das espécies é rústica e, geralmente, responde bem à adubação orgânica, com baixa ocorrência de doenças e pragas. "Todas as hortaliças não convencionais podem ser cultivadas em hortas domésticas e algumas se adaptam em vasos grandes, como a azedinha, a capuchinha, o almeirão roxo, o almeirão-de-árvore e o peixinho, mas as adubações deverão ser mais frequentes", completa.

De acordo com a nutricionista Tânia Amaral, as hortaliças auxiliam na saciedade, fornecem substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo como água, fibra, vitaminas e minerais. "Fatores que aceleram o processo de envelhecimento celular podem ser minimizados pelas substâncias presentes nas hortaliças. A serralha, por exemplo, auxilia no bom funcionamento do intestino", informa. As inscrições para a segunda edição do Dia de Campo de Hortaliças Não Convencionais, em São João del-Rei, são gratuitas e podem ser feitas no local.

Informações: (32) 3379-2649 / icsantos@epamig.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da EPAMIG

◄ Leia outras notícias