Publicado em: 18/10/2024 às 10:00hs
Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, Juiz de Fora será palco da segunda edição do Harmoniza: Festival de Vinhos e Queijos do Caminho Novo. O evento ocorrerá das 16h à meia-noite, no estacionamento frontal do Shopping Jardim Norte, e contará com entrada gratuita. A iniciativa tem como propósito proporcionar à população e aos visitantes a oportunidade de conhecer, degustar e harmonizar uma diversidade de vinhos, tanto nacionais quanto internacionais, com queijos produzidos na região.
Após o sucesso da primeira edição, o festival, idealizado e produzido pela empresa Vila Brasil, reunirá quase dez produtores do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo. Serão oferecidas degustações e comercialização de queijos como minas frescal, minas frescal trufado, minas padrão, meia cura, prato, muçarela, provolone, cobocó, parmesão, reino, emmental, gruyère, gorgonzola e queijos autorais, muitos dos quais já receberam premiações nacionais e internacionais por seu sabor e qualidade excepcionais.
Além da venda de porções para degustação, o Harmoniza também oferecerá queijos embalados, juntamente com uma variedade de produtos artesanais, como geleias, iogurte natural, manteiga, requeijão, doce de leite, mel e pães caseiros. A produção do festival incentiva que os restaurantes participantes apresentem produtos exclusivos utilizando queijos locais. As irmãs Natalia e Barbara Paes Leme, proprietárias do Pastel Rock, já se comprometeram a incluir queijos dos produtores em suas receitas de pastel e tehines. Da mesma forma, Thaisa Borges, da Relicário, estuda a inclusão desses produtos em seus doces e hambúrgueres artesanais, enquanto Hugo Siqueira, da Mr Tugas, prioriza laticínios locais em suas pizzas. João Paulo, do Vila Brasil Buffet, promete trazer um toque mineiro nas massas e risotos do restaurante do evento.
Para enriquecer a experiência dos participantes e facilitar a escolha das bebidas, os sommeliers Nara Cantarutti e Thiago Amaral, da Vero Vino, desenvolverão uma carta de vinhos exclusiva, que harmonizará os queijos dos produtores locais com uma seleção de vinhos nacionais e internacionais.
O festival também contará com workshops gratuitos ao longo dos três dias. Uma mini sala de aula será montada no local, com vinte vagas por sessão, sob a curadoria do Professor Nelson Tenchini, do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e responsável pela EXPOLAC (Minas Láctea). O programa oferecerá informações sobre produção e degustação de queijos especiais, além de harmonizações com vinhos, cervejas e até café.
A programação de entretenimento do Harmoniza incluirá um bar com cerveja artesanal, um Bingo do Queijo para diversão da família, uma área kids com recreador e shows ao vivo no Palco da Rádio Cidade, com as melhores atrações do pop rock regional, como Zona Blue (sexta), Will Diaz e ETC (sábado), e Lorena Fernandes e a Banda Muamba (domingo).
O evento conta com o apoio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG/ILCT), Sistema FAEMG | SENAR, Sindicato Rural de Juiz de Fora, Sindicato de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares, Convention & Visitors Bureau e da Prefeitura de Juiz de Fora. A realização do festival é financiada pelo edital de Fomento a Projetos Turísticos da Secretaria de Turismo (SETUR), com suporte da Secretaria de Desenvolvimento (SEDIC) e da Secretaria de Agricultura (SEAPA), através do Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas do Caminho Novo. Além disso, o evento proporciona uma oportunidade gratuita de participação para os produtores rurais de laticínios da região, recebendo ainda incentivo financeiro do Shopping Jardim Norte, Supermercados BH e do SICOOB Credimata, por meio de suas iniciativas de apoio a projetos econômicos e sociais voltados à comunidade local.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias