Publicado em: 07/07/2015 às 07:40hs
Com o objetivo de identificar os temas prioritários e os maiores desafios da pecuária sustentável, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável promoveu na manhã da última terça-feira (30), no Instituto Biológico, em São Paulo, um Workshop para apresentar os resultados do "HotSpot Analysis - Sustentabilidade na Cadeia de Valor da Pecuária", elaborado pela Fundação Espaço ECO®, em parceria com a DOM Strategy Partners. Os temas apresentados vão desde Regularização Fundiária/Ambiental, Geração de Emprego e Renda, Mudanças Climáticas, Reciclagem, Certificação, Acesso a Mercados e Acordos Comerciais. O evento reuniu cerca de 40 pessoas.
Ao todo, para desenvolver o material, além de realizar uma extensiva revisão bibliográfica em publicações nacionais e internacionais, a Fundação Espaço Eco® entrevistou mais de 40 atores associados ou não ao GTPS entre novembro de 2014 e março de 2015. Foram entrevistados Produtores, Indústria, Cooperativas e Associações, Distribuidores, Varejo, Financiadores, ONGs, Instituições de Pesquisa e Órgãos do Governo.
Segundo o analista de socioecoeficiência da Fundação Espaço ECO®, Guilherme Raucci, “o resultado do HotSpot mostra que existe consenso sobre os temas prioritários. Mas, em alguns temas, há percepções diferentes. A Fundação Espaço ECO® quer contribuir para a produção de informações com base científica, para atender a todos eles. É possível fazer com que o Brasil lidere as estratégias de pecuária sustentável, pois temos um potencial agrícola e pecuário enorme. Esse trabalho vai auxiliar na construção de estratégias para o GTPS, já que identifica quais são os temas prioritários em termos de sustentabilidade na cadeia de valor da pecuária no país”, explica Raucci.
O presidente do GTPS, Eduardo Bastos, avaliou o estudo. “É importante sistematizar a visão de todos os elos da pecuária. A Fundação Espaço ECO®, associada do GTPS, em parceria com a DOM Strategy Partners, realizou um ótimo trabalho. Fico contente que várias premissas apresentadas já façam parte do planejamento do GTPS para os próximos anos. O importante é darmos continuidade ao trabalho dessas frentes para conquistarmos ações concretas”, afirma.
Bastos destaca ainda a importância de cada associado neste cenário. “A qualidade do GTPS é diretamente proporcional ao engajamento de seus associados. A riqueza do que foi feito até agora nos dá uma orientação para utilizarmos da melhor forma possível esses dados. É um privilégio apresentarmos um estudo inédito e tão bem feito como este”, completa.
Fonte: Assessoria de Comunicação GTPS
◄ Leia outras notícias