Publicado em: 29/08/2013 às 16:10hs
A Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas realizou ontem, em São Paulo, uma reunião de sua mesa executiva. O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, compareceu ao encontro para saudar os participantes.
Composta de cinco membros – o atual e o ex-presidente, dois vice-presidentes e o secretário executivo – a mesa executiva se reúne três vezes ao ano para, entre outras iniciativas, discutir temas de atualidade, na região das Américas, referentes à saúde animal e definir agendas de eventos futuros. Essas reuniões acontecem entre os encontros anual da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, em Paris.
O encontro de hoje abordou, entre outros assuntos, prováveis ou potenciais ameaças à sanidade animal no continente americano, como a influenza aviária. Neste caso especifico ficou definido que a OIE das Américas realizará reuniões, em março e novembro de 2014, tendo por objetivo uma estratégia continental de prevenção e, também, para definir ações no caso de eventuais focos.
A reunião da mesa executiva OIE das Américas também debateu formas de estimular a interação público-privada em ações na área de saúde animal.
A OIE das Américas, que reúne 30 países, é uma das cinco regionais da entidade mundial. Em maio último, por votação unânime dos 178 países membros, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, foi eleito presidente da OIE das Américas.
Na ocasião, Marques destacou que o foco do trabalho estará em “somar esforços para a solução de problemas regionais em relação à sanidade animal e garantir à população alimentos seguros”.
Fonte: UBABEF - União Brasileira de Avicultura
◄ Leia outras notícias