Gestão

Grupo de empreendedores é formado em Tiradentes após participação em cursos do SENAR MINAS

Mulheres e homens, moradores de Tiradentes, cidade que tem o turismo como principal fonte de renda, resolveram se mobilizar após participação em cursos oferecidos pelo SENAR MINAS, criando, em fevereiro deste ano, um grupo chamado Compartilhando Sabores


Publicado em: 21/07/2014 às 07:50hs

Grupo de empreendedores é formado em Tiradentes após participação em cursos do SENAR MINAS

“Nosso foco é a produção de itens tanto relacionados à culinária quanto peças artesanais, a fim de serem vendidos para aumentar a renda familiar dos envolvidos”, destaca uma das organizadoras e incentivadora do grupo, Sônia Úrsula.

O grupo, formado por pessoas atuantes e vindas do meio rural, se reúne às quartas-feiras, na cozinha do Tiradentes Serra Clube, que cede o espaço para as empreendedoras. “Começamos a nos encontrar para trocar experiências, aprender e ensinar. Nosso grupo não tem participantes fixos, qualquer pessoa que tenha disponibilidade pode participar. Temos, inclusive, a participação de crianças e adolescentes. Estamos sempre dispostos a compartilhar.”

Nos encontros, os participantes promovem a atualização dos conhecimentos adquiridos por meio dos cursos do SENAR MINAS, criando receitas e/ou peças novas, com objetivo de aprimorar as habilidades, passando a dispor, então, de diferencial entre os produtores de Tiradentes. Além do apoio do clube, a Prefeitura de Tiradentes incentiva o grupo por meio da cessão de materiais e espaço para venda de produtos, que são comercializados a conhecidos e a turistas, em espaços como a feira realizada na região da rodoviária, além de ambientes como restaurantes e pousadas.

“Além do uso do espaço do clube, às vezes promovemos reuniões itinerantes, nas casas ou nos estabelecimentos de participantes. O sucesso tem sido tão grande que nem sempre a presença é certa, já que alguns ficam atarefados devido a algum evento na cidade, não podendo participar das reuniões, já que têm que dar conta da produção. Nossa prioridade é produzir com qualidade para garantir as vendas.” O grupo ganhou espaço até mesmo nas redes sociais, contando com um perfil no Facebook.

Sônia conta que o primeiro curso do SENAR ministrado em Tiradentes foi no ano de 2006. “Foi um curso na área de vestuário. De lá para cá, alguns participantes já fizeram vários outros cursos do SENAR.” Entre os cursos do SENAR MINAS já ministrados em Tiradentes estão: Trabalhador na Produção de Derivados do Leite; Fabricação de Compotas, Frutos Cristalizados, Geléias e Doces em Pasta; Trabalhador na Transformação de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados; Trabalhador na Fabricação de Licores, Vinhos e Vinagres; Produção Artesanal de Alimentos; Planejamento de Cardápios; Confecção do Vestuário Feminino; Patchwork e Montagem de Enxoval; Pintura em Tecido; Artesanato de Rendas, Bordados e Congêneres; Trabalhador em Turismo Rural - Meios de Alimentação na Área Rural; e Artesanato de Fibras Naturais.

Produção de licor

“O curso Trabalhador na Fabricação de Licores, Vinhos e Vinagres, realizado recentemente, abriu ainda mais nossos caminhos. O prefeito esteve presente durante o curso e se comprometeu a ceder um espaço durante o Festival Gastronômico, que será realizado no mês de agosto, para a montagem de uma barraca, onde apenas aqueles que participaram do curso do SENAR poderão expor seus produtos”, destaca Sônia.

Ela completa que alguns participantes do curso já vendiam licores e vinagres na feira da rodoviária, mas puderam aprimorar suas técnicas. “Eles passaram por uma verdadeira capacitação, que possibilitou a profissionalização, já que aprenderam técnicas de rotulação, de aparência do produto e de venda.”

Fonte: SENAR MG

◄ Leia outras notícias