Publicado em: 21/02/2014 às 19:30hs
Representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 20, para debater a parceria, entre as entidades, sobre pesquisa informativa unificada do setor agropecuário no Tocantins. A reunião aconteceu, na sala da Diretoria Sustentável do Agronegócio, na sede da Seagro.
Recentemente, a Secretaria criou o departamento de levantamento e processo das informações, chamado “Núcleo de Inteligência do Agronegócio”, para levantar informações do setor do agronegócio. Já o IBGE desenvolve pesquisas no campo agropecuário por meio do Grupo de Coordenação e Estatística Agropecuária (Gecea). “A intenção é somar esforços entres as instituições parceiras para unificar os dados de desenvolvimento do agronegócio tornando-os mais precisos”, disse a Diretora Sustentável de Agronegócio da Seagro, Angelina Stefanello.
Angelina destacou que as informações unificadas são extremamente importantes para ampliar os horizontes, e consequentemente, um instrumento para o governo do Estado desenvolver ações de políticas públicas, visando o crescimento dos pequenos, médios e grandes produtores. “Para isso precisamos de dados dos diversos setores: produção, escoamento, infraestrutura, logística e comercialização”, complementou.
O engenheiro agrônomo do Núcleo de Inteligência do Agronegócio da Seagro Breno Barbosa disse o levantamento de dados irá subsidiar as ações do governo do Estado. “Essas informações são úteis para o crescimento do Estado, além de identificar as reais demandas para os futuros investidores do agronegócio sustentável”, argumentou.
De acordo com o Gestor de Pesquisa Agropecuária, João Francisco Severo, o setor agropecuário é extremamente dinâmico. “Há uma necessidade de criarmos uma metodologia única entre as entidades para trabalharmos juntos, numa mesma perspectiva geográfica, social e econômica informativa neste segmento”, definiu.
O levantamento destas informações devem envolver as seguintes entidades: Seagro, Conab, IBGE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), instituições acadêmicas, entre outros órgãos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias