Gestão

Gestão da qualidade dos Sindicatos Rurais do País é tema de capacitação do Senar

Instrutores do Programa Sindicato Forte participam, nesta semana, de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na sede do Sistema FAEMG/SENAR em Belo Horizonte, que visa multiplicar a ferramenta Gestão com Qualidade Sindical (GQS). Participam profissionais dos Estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Santa Catarina, Paraíba, Mato Grosso, Pará, Ceará, Maranhã, Bahia e Goiás


Publicado em: 27/08/2013 às 08:30hs

Gestão da qualidade dos Sindicatos Rurais do País é tema de capacitação do Senar

A ferramenta tem como foco a gestão com qualidade dos sindicatos rurais de todo o Brasil. O objetivo do Senar é nacionalizar a ferramenta, com base na experiência do Senar Minas, que desenvolve o GQS desde 2007 no Estado.

O curso tem duração de cinco dias, no qual são abordados conteúdos sobre processos de consultoria de gestão e de qualidade, aspectos gerenciais e operacionais de nacionalização do GQS. Por fim, os participantes construirão um plano de gestão que será o produto final da ferramenta.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, após a capacitação, os instrutores estarão aptos a dar consultoria aos sindicatos e a preparar os dirigentes e colaboradores da entidade. “Essa nova ferramenta servirá para os dirigentes sindicais se aprofundarem na gestão dos Sindicatos Rurais”, realça.

A ferramenta está embasada em cinco questões que devem ser respondidas pelos sindicatos: “Qual sindicato queremos?”, “Como organizar melhor nosso sindicato?”, “Como executar nossas propostas?”, “Qual nosso diferencial?” e “Como buscar a satisfação total do cliente?”.

“A Gestão com Qualidade Total busca o fortalecimento dos Sindicatos Rurais para proporcionar, aos dirigentes e funcionários, instrumentos modernos de gestão e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados”, enfatiza o presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC e da Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo.

Os principais objetivos são fortalecer a representatividade do sindicato, com reflexos positivos para classe produtora rural; suscitar nos funcionários e dirigentes, a importância do profissionalismo no atendimento ao cliente e elaborar o Plano de Gestão com Qualidade do Sindicato (PGQS) com propostas de melhorias significativas na estruturação e funcionamento do Sindicato Rural.

Para participar do GQS os Sindicatos Rurais tem como pré-requisito a participação nas duas primeiras etapas do programa Sindicato Forte, que são a “capacitação básica” e o “planejamento estratégico”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias