Publicado em: 30/06/2014 às 09:30hs
O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus e a Syngenta fecharam, nesta quinta-feira (26), um acordo de parceria para manter e ampliar o Alerta Fitossanitário - Psilídeo e para realizar ações de educação fitossanitária dos citricultores.
De acordo com o presidente do Fundecitrus, Lourival do Carmo Monaco, a parceria irá acelerar a obtenção de resultados em ações que ajudem o citricultor a cuidar do seu pomar. “Nossa missão é buscar maneiras de dar as respostas que o citricultor precisa de forma ágil, conjunta e sustentável”, afirma.
A Syngenta recebeu o selo de Empresa Amiga da Citricultura, uma iniciativa do Fundecitrus para valorizar as empresas que apoiam as ações coletivas e de sustentabilidade e que beneficiam a cultura de citros.
“O Fundecitrus é uma das instituições mais importantes da citricultura e faz pesquisa preocupada com a sustentabilidade. A Syngenta acredita que essa parceria irá trazer resultados importantes. Acreditamos no manejo regional e no uso correto e seguro dos produtos. O caminho é esse”, afirma o Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta, Thales Barreto
Alerta Fitossanitário
O Alerta Fitossanitário é um sistema de aviso aos produtores sobre o melhor momento de controlar o psilídeo, inseto que transmite o greening (Huanglongbing/HLB), uma das principais doenças da citricultura.
A ferramenta é baseada no conceito de manejo regional da doença e organiza dados enviados por citricultores e coletados pelo Fundecitrus por meio de monitoramento do inseto. O sistema usa informações de armadilhas adesivas amarelas georrefenciadas e cria relatórios quinzenais sobre a quantidade de psilídeo em cada região, permitindo que os produtores identifiquem os locais e momentos nos quais é necessário o controle do inseto.
Entre as vantagens do Alerta Fitossanitário está a economia na realização das pulverizações, que são feitas no momento adequado, e maior durabilidade do efeito dos produtos, pois o controle é realizado por várias propriedades vizinhas ao mesmo tempo, o que evita a migração do inseto um pomar para o outro.
O Alerta Fitossanitários está instalado nas regiões de Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Bebedouro e Araraquara. São 9 mil pontos de monitoramento que abrangem 56 milhões de plantas, em 126 mil hectares, distribuídos por 65 municípios. O sistema é gratuito e pode ser utilizado por qualquer citricultor do estado de São Paulo. O acesso é feito pelo site do Fundecitrus: http://www.fundecitrus.com.br/alerta-fitossanitario/ .
Fonte: Assessora de Comunicação Fundecitrus
◄ Leia outras notícias