Gestão

Fórum Soja Brasil debate perspectivas da safra e defesa vegetal

O evento tem transmissão ao vivo pelo Canal Rural


Publicado em: 20/11/2013 às 16:00hs

Fórum Soja Brasil debate perspectivas da safra e defesa vegetal

A maior expedição pelas lavouras de soja do País, que começou em Rondônia no final de outubro e vai percorrer 40 mil quilômetros até março, chega a Mato Grosso do Sul na próxima semana, promovendo em Dourados, no dia 21/11, o fórum sobre mercado, escoamento e defesa vegetal.

Perspectivas e desafios da safra estão na pauta do próximo fórum do Projeto Soja Brasil, que acontece na tarde do dia 21 de novembro, quinta-feira, na Universidade Federal da Grande Dourados (MS), com transmissão ao vivo a partir das 16h30min (horário de Brasília). O Fórum Soja Brasil reúne consultores, pesquisadores, líderes do agronegócio e representantes do governo para debater mercado, escoamento da produção e defesa vegetal. A apresentação do evento será feita pela jornalista Kellen Severo, integrante da equipe da Expedição Soja Brasil.

Segundo Fabrício Rosa, diretor executivo da Aprosoja Brasil, a escolha dos temas do fórum de Dourados se deu em função das previsões de piora dos problemas de logística no País, e dos altos índices de ataque de pragas. “Queremos discutir qual a perspectiva de renda do produtor diante desses obstáculos. Os preços vão aumentar ou cair?”, diz, enfatizando a necessidade que os produtores têm de uma orientação.

Um dos painelistas do fórum, Armando Sá Nascimento Filho, diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, reforça a importância da discussão sobre a política de combate a pragas e doenças da lavoura, porque acredita que o tema é um problema de todos: “O ponto principal é que a defesa vegetal acontece para o produtor e com o produtor. Defesa é compartilhada entre governo e comunidade”, diz.

O Fórum Soja Brasil: Perspectivas e desafios da safra, em Dourados é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), com coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria da Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf, Intacta, Mitsubishi Motors e New Holland, e o apoio, de Yara Brasil Fertilizantes. O evento tem apoio local da Aprosoja-MS, do Senar-MS, do Sistema Famasul, da Universidade Federal da Grande Dourados e da Bolsa Brasileira de Mercadorias.

O Canal Rural, o C2 Rural (www.c2rural.com.br) e o site do projeto (www.projetosojabrasil.com.br) transmitem o evento ao vivo, a partir das 16h30 (horário de Brasília). O telespectador e o internauta podem participar do evento enviando perguntas para os painelistas. Basta ligar para o número 0800 541 5858 ou enviar a pergunta pelo Facebook do projeto (www.facebook.com/ProjetoSojaBrasil). Também está disponível um aplicativo gratuito para download em tablets e smartphones, com novidades, notícias, previsão do tempo, cotações e muito mais.

Primeira etapa da expedição percorre o Centro-Oeste

A Expedição Soja Brasil, em sua segunda edição, deu a largada no País no dia 27 de outubro, em Vilhena, Rondônia, seguindo para Mato Grosso, Estado maior produtor do grão no País, passa por Goiás e chega a Mato Grosso do Sul, onde termina a primeira das cinco rotas. A meta é percorrer 40 mil quilômetros, visitando lavouras das principais regiões produtoras de 13 Estados, além Argentina, Uruguai e Paraguai.

Em dezembro começa a segunda rota da Expedição Soja Brasil, que inclui os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No início de 2014, outras três rotas serão percorridas passando pelos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. E até começo de março, a expedição faz sua segunda rota internacional – a primeira foi pelos Estados Unidos, em julho -, passando por lavouras da Argentina, Uruguai e Paraguai.

A jornada termina no mês de março no município gaúcho de Não-Me-Toque, durante a Expodireto Cotrijal 2014.

A jornalista Kellen Severo faz a cobertura ao vivo da viagem, que conta com a participação também dos repórteres João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro.

A Expedição do Projeto Soja Brasil acompanha do plantio à colheita da safra 2013/2014, proporcionando uma consultoria diária com a participação de técnicos, especialistas e analistas de mercado.

Quem é quem na mesa de debates

Os fóruns promovidos pelo Projeto Soja Brasil contam com nomes de referência no País. Em Dourados (MS), dividem a mesa de debate sobre mercado e escoamento os painelistas Almir Dalpasquale (presidente da Aprosoja-MS), Flávio França Júnior (consultor associado à Safras & Mercado), Ivan Wedekin (diretor-geral da Bolsa Brasileira de Mercadorias), Liones Severo (consultor de mercado do SIM Consult) e Ruy Fachini (diretor-secretário do Sistema Famasul).

A segunda mesa vai discutir o combate a pragas e doenças das lavouras, reunindo Armando Sá Nascimento Filho (diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB), Glauber Silveira (presidente da Aprosoja Brasil), Luiz Eduardo Pacifici Rangel (coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Paulo Degrande (pesquisador e professor da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD).

A abertura do evento contará com a participação de Glauber Silveira e Luiz Carlos Ferreira de Souza (diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UFGD).

Fonte: ry Press

◄ Leia outras notícias