Gestão

Fornecedor da Aurora tem até 2025 para eliminar a produção de ovos de galinhas poedeiras em gaiolas

Mais um avanço na política de bem-estar animal da Cooperativa Central Aurora Alimentos


Publicado em: 25/01/2018 às 09:00hs

Fornecedor da Aurora tem até 2025 para eliminar a produção de ovos de galinhas poedeiras em gaiolas

Coerente com a firmeza com que adota pioneiramente no Brasil a política de bem-estar animal, a Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou, nesta semana, em Chapecó, o compromisso de – até 2025 – completar a transição para que 100 % dos ovos utilizados em sua cadeia de suprimentos sejam oriundos de galinhas livres de gaiolas (sistema cage free).

Na condição de terceiro maior grupo brasileiro do setor de alimentos cárneos, a empresa não mantém – conforme proclamou publicamente em dezembro passado – sistema de produção de ovos oriundos de galinhas poedeiras. Por outro lado, recomendou que todos os fornecedores de massas e outros produtos somente utilizem, como matéria-prima, ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.

Agora, a Aurora dá um passo adiante com a fixação de um marco temporal definitivo: em sete anos a empresa não aceitará galinhas poedeiras engaioladas.

O presidente Mário Lanznaster enfatizou que, na esfera da avicultura industrial, a Aurora honra e mantém o compromisso do bem-estar das aves. Por isso, é incentivadora de vários projetos de pesquisa e geradora de melhores práticas.

A Aurora havia proclamado ao final de 2017 que não adota e não aceita galinhas enclausuradas e, para dar efetividade a essa política, procedeu a um levantamento de informações junto aos seus parceiros comerciais. Constatou que a JBS S.A. é a única empresa fornecedora de produtos que utiliza ovos em sua produção. A JBS, entretanto, assumiu compromisso público de que os produtos fornecidos para a Aurora Alimentos serão fabricados com ovos ou derivados provenientes de poedeiras criadas livres de gaiolas (sistema cage free) até 2020.

Ações de bem-estar animal e produção racional – tanto no campo quanto nas unidades industriais – podem ser evidenciadas na empresa, onde profissionais habilitados desenvolvem ações e projetos nessa esfera. Desde 2008 a Cooperativa Central Aurora Alimentos adota e aplica políticas de bem-estar animal nas cadeias produtivas de aves e suínos, sendo a primeira empresa brasileira a aderir ao programa de abate humanitário recomendado pelo Ministério da Agricultura.

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan aponta que esse compromisso alcança toda a estrutura de produção da Cooperativa Central Aurora Alimentos, que congrega hoje 13 Cooperativas filiadas, mais de 70 mil famílias rurais e milhares de parceiros comerciais de pequeno, médio e grande portes.

Os princípios seguidos pela Aurora Alimentos foram atualizados através dos mais conceituados Fóruns mundiais que tratam do tema, respeitando-se os quatro princípios fundamentais para avaliação do bem-estar dos animais recomendado pelo Welfare Quality, internacionalmente reconhecido por sua expertise no assunto: boa alimentação (ausência de fome e sede prolongada); bom alojamento (conforto ao descansar, conforto térmico e facilidade para se movimentar); boa saúde (ausência de lesões, doenças e de dor provocada por manejo inadequado) e comportamento apropriado (expressão do comportamento natural, ausência de medo e estresse e boa relação entre humano e animal).

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias